01/12/2017

Preços do petróleo sobem após Opep decidir estender cortes até fim de 2018

Preços do petróleo sobem após Opep decidir estender cortes até fim de 2018

 

Os preços do petróleo subiram nesta quinta-feira após produtores da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e países não membros liderados pela Rússia concordarem em estender os cortes de produção até o fim de 2018, enquanto ainda sinalizam que poderão interromper o acordo mais cedo caso o mercado superaqueça.

O atual acordo da Opep e de produtores de fora do grupo como a Rússia corta 1,8 milhão de barris por dia do mercado em uma tentativa de enfrentar o excedente global e impulsionar preços.

O acordo deveria expirar em março, mas nesta quinta-feira o ministro de Energia saudita, Khalid al-Falih, disse a repórteres que os cortes continuariam por mais nove meses.

“A Opep estender o corte de produção até o fim de 2018 era amplamente antecipado; no entanto, sugestões de que tanto Nigéria quanto Líbia decidiram limitar a produção é um sinal altista”, disse Abhishek Kumar, analista sênior de energia da Global Gas Analytics da Interfax Energy.

No entanto, as reações de preços foram pequenas, com muitos analistas dizendo que a extensão de nove meses já estava precificada.

O petróleo Brent fechou em alta de 0,46 dólar, ou 0,7 por cento, a 63,57 dólares por barril. O petróleo dos EUA encerrou em alta de 0,10 dólar, ou 0,2 por cento, a 57,40 dólares por barril (Reuters, 30/11/17)