06/08/2025

Empresários falam em armadilha no Conselhão

 Empresários falam em armadilha no Conselhão

Sessão inaugural do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) - Ricardo Stuckert Divulgação

Com abertura de Lula, reunião teve manifesto em defesa da soberania e do STF.

Empresários empossados no Conselhão sentiram-se desconfortáveis e dizem terem caído em uma armadilha com a divulgação de um manifesto do grupo em defesa da soberania nacional e contra as medidas tomadas pelo presidente dos EUADonald Trump, contra o Brasil.

Conhecido como Conselhão, o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável (CDESS), reúne representantes das principais companhias do país e teve sua nova composição confirmada pelo presidente Lula. A primeira reunião ocorreu nesta terça (5).

Sob reserva, dois grandes empresários falaram com o Painel S.A. que foram surpreendidos pela iniciativa e disseram-se apreensivos porque possuem negócios nos EUA. Um deles opera na indústria e o outro, com imóveis.

A preocupação é de que, com o manifesto, suas empresas sofram algum tipo de sanção nos EUA. Para eles, a tensão entre Trump e Lula tende a se acirrar ainda mais com a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e qualquer sinal de apoio ao governo Lula pode ser interpretado como uma crítica a Trump.

O manifesto foi lido pela atriz Dira Paes, durante a cerimônia de abertura das reuniões do conselho.

O documento defende a independência dos poderes e a atuação do Supremo Tribunal Federal (Folha, 6/8/25)