30/04/2018

Luta pela internacionalização do aeroporto prossegue...

 Luta pela internacionalização do aeroporto  prossegue...

Por Welson Gasparini

Mudou o governador do Estado de São Paulo mas não mudou o meu ânimo de conseguir, dentro do mais breve espaço de tempo possível, a internacionalização do Aeroporto Leite Lopes, de Ribeirão Preto,  para o transporte de passageiros e de cargas. Em pronunciamento recente, na tribuna da ALESP, reiterei ao governador Marcio França um apelo que tantas vezes fiz ao ex-governador Geraldo Alckmin: vamos lutar, com todas as forças, para concretizar esse objetivo maior da própria Região Metropolitana de Ribeirão Preto, agora contando – sob a presidência do vereador Mauricio Gasparini – com um Parlamento Regional motivado e atuante na defesa das grandes causas regionais.

Há muitos anos trabalho – tanto como prefeito de Ribeirão Preto quanto como deputado estadual - para transformar esse sonho em realidade. A hora, acredito, é agora quando comemoramos o investimento de R$ 80 milhões que a cidade vai receber pelo desenvolvimento das obras para proporcionar, às 34 cidades da sua Região Metropolitana, um aeroporto de maior capacidade para melhor atender suas  necessidades.. 

Não apenas as trinta e quatro cidades da região metropolitana serão beneficiadas porque esse aeroporto tem uma abrangência expandida até para outros estados, como a região sul de Minas Gerais, impactando aproximadamente quatro milhões de pessoas.

O Aeroporto de Ribeirão Preto opera em período integral e recebeu, no ano passado,  um milhão e 100 mil passageiros,  tornando-se um dos aeroportos mais movimentados do Brasil, com movimento superior a diversas capitais brasileiras. Esse aeroporto é o quarto maior do estado de São Paulo, só superado por São Paulo/Guarulhos, São Paulo/Congonhas e Campinas/Viracopos. É o único com voos regulares comerciais no nordeste paulista, atendendo prioritariamente a região metropolitana de Ribeirão Preto.

 

As obras preveem o reforço e alargamento da pista também para manobras de grandes aeronaves; ampliação de 100% no pátio de aeronaves;  ampliação do terminal de passageiros, de cinco mil para 20 mil metros, bem como  reforma e ampliação da seção contra incêndios do Corpo de Bombeiros.

A reforma permitirá que ele  passe a receber grandes aeronaves e a operar como internacional de cargas e de passageiros. O  armazém de cargas, por sinal,  já há quase 10 anos está pronto, numa situação absurda: Há  10 anos se luta para a concretização do Aeroporto Internacional de Ribeirão Preto mas,  infelizmente, apesar do anuncio e dos esforços conjuntos do Estado, do Município e da União  realização ainda não aconteceu. Confio, agora, que o governador Marcio França dará sequência às atividades às atividades desenvolvidas pelo governador Geraldo Alckmin,  acelerando o convenio do  governo federal com a Prefeitura de Ribeirão Preto para, somando forças com o Governo do Estado de São Paulo, se possa concretizar o projeto do aeroporto internacional de .Ribeirão Preto. É o apelo que faço::  vamos somar forças  no sentido da  região de Ribeirão Preto ter   um aeroporto internacional (Welson Gasparini é deputado estadual (PSDB), advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto)