Milho/EUA: Plantio atraso amplia risco de safra menor
MILHARAL EUA Foto Pixabay
As más condições das lavouras de milho dos Estados Unidos podem ter um efeito negativo nos rendimentos e prejudicar a próxima safra, ampliando o risco de que seja consideravelmente menor, avalia o banco alemão Commerzbank.
O plantio do grão no país está em ritmo visivelmente mais lento do que o normal e, segundo dados divulgados ontem pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), apenas 22% da área total prevista havia sido cultivada até o último domingo (8).
O Commerzbank destaca que esse valor é 3 pontos porcentuais abaixo do que havia sido previsto e o menor índice já registrado neste período do ano desde 1993. “Normalmente, 50% dos campos já teriam sido plantados nesta época”, pontua o analista de commodities agrícolas do banco, Carsten Fritsch.
O banco alemão ainda ressalta que, até o fim da semana passada, apenas 14% da área prevista havia sido plantada com milho em Iowa e 15% em Illinois. “Normalmente, seriam vistos valores de 63% e 58%, respectivamente", cita Fritsch. Em Minnesota, o número foi de apenas 9%, em comparação com uma média de cinco anos de 48%, reforça o banco (Broadcast, 10/5/22)