Troca de comando na Embrapa Soja
A Embrapa Soja terá novo gestor a partir desta quinta-feira (1). O engenheiro agrônomo Alexandre Nepomuceno, pesquisador de carreira da empresa, assume a chefia-geral da unidade, substituindo José Renato Bouças Farias, que estava no comando desde outubro de 2013.
Pesquisador da Embrapa há 30 anos, Nepomuceno tem experiência tanto como cientista quanto como gestor de projetos e equipes. Foi membro da CTNBio e esteve à frente do portfólio de engenharia genética da Embrapa.
Para o novo gestor, a Embrapa deve estar atenta às grandes inovações, assim como resolver os problemas cotidianos que afetam as cadeias produtivas.
Um dos grandes desafios é trazer o conhecimento proporcionado pela revolução digital, pela bioeconomia e pelas técnicas de genética avançada para compor com o que já faz parte das expertises dos pesquisadores, afirma Nepomuceno.
O pesquisador possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PhD em Biologia Molecular e Fisiologia de Plantas, pela Universidade de Arkansas e pós-doutorado no Japan International Research Center for Agricultural Sciences (Jircas), no Japão. Coordenou o Programa Labex da Embrapa em Biotecnologia de plantas em parceria com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) de 2011 a 2013.
Sua experiência de pesquisa está focada em Fisiologia Vegetal, Biologia Molecular, Engenharia Genética e Edição de Genomas (sistemas CRISPR), tolerância à seca, obtenção e caracterização de plantas geneticamente modificadas e biossegurança de OGMs, segundo a Embrapa (Folha de S.Paulo, 30/9/20)