31/07/2018

Zilor anuncia nova estrutura do Conselho de Administração

 Zilor anuncia nova estrutura do Conselho de Administração

A Zilor Energia e Alimentos aprovou durante a Assembleia Geral de Acionistas, realizada na última sexta-feira, dia 27, a nova estrutura do Conselho de Administração. A empresa contará com três novos conselheiros independentes.

Para a presidência do Conselho de Administração da Zilor foi indicado Amaury Olsen, profissional com mais de 40 anos de experiência executiva e de consultoria. Olsen possui formação acadêmica em Administração de Empresas pela Universidade de Joinville (FURJ), com curso de extensão em Administração de Empresas, na University of Southern California. Ocupou a presidência da Tigre Tubos e Conexões por 15 anos e, desde 2007, integra conselhos administrativos de companhias nacionais e internacionais, com vivência em mais de 20 diferentes setores. Atualmente é conselheiro independente do Grupo Rotoplas (México), S&B (EUA), Duratex, Atacadista Martins, Grupo Baumgart, Heads - Agência de Publicidade e Klabin no Brasil.

Na reunião foi anunciada também a contratação de Britaldo Soares, que é formado em Engenheira Metalúrgica com pós-graduação em Engenharia Econômica, e extensão em Gestão e Liderança na Darden School of Business, University of Virginia. Soares atuou na alta gestão das empresas Citibank/Citigroup, Jari Celulose, Enron América do Sul e Prisma Energy, holding da distribuidora de energia Elektro, do Grupo AES no Brasil. Atualmente é presidente do Conselho de Administração da ABDIB - Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústria de Base, e membro do Comitê de Auditoria da Eletropaulo, do Comitê de Energia da Klabin S.A, do Conselho Estratégico da Nexans do Brasil, e Senior Advisor da Cypress Associates.

A contratação do terceiro membro que fará parte do Conselheiro de Administração da Zilor está em andamento. O período de gestão do Conselho de Administração da companhia é de dois anos e, atualmente, é formado por acionistas membros das famílias controladoras e membros independentes.

Constituído desde 1993, o Conselho de Administração da Zilor tem o objetivo de discutir e aprovar os Planos Estratégicos visando promover o crescimento sustentável da empresa, proteger e maximizar o retorno do investimento dos acionistas, aprovar políticas e diretrizes e acompanhar o cumprimento dos objetivos estabelecidos nos Planos de Negócios.

Para o diretor-presidente da Zilor, Fabiano José Zillo, "a atual formação do Conselho, com a entrada de um presidente e novos membros independentes, passou a ter uma formação mais equilibrada e diversificada, o que nos dá maiores subsídios na tomada de decisão, somada a experiência dos profissionais que vêm do mercado", destaca.

A nova estrutura do Conselho de Administração dá continuidade ao compromisso da Zilor com as melhores práticas de Governança Corporativa, a independência na tomada de decisão executiva e o alinhamento com os interesses de longo prazo dos acionistas, com a missão de dar continuidade a capacidade de inovar e planejar o futuro em busca do crescimento sustentável. 

Sobre a Zilor Energia e Alimentos

Com 72 anos de atuação no setor sucroenergético, a Zilor é uma multinacional brasileira de capital fechado que transforma a cana-de-açúcar em alimentos e energia limpa com respeito ao meio ambiente e às comunidades onde atua.

A produção de açúcar e de etanol produzida pela empresa é 100% comercializada e distribuída pela Copersucar S.A., maior empresa brasileira de açúcar e etanol e uma das maiores exportadoras mundiais desses produtos, companhia da qual a Zilor é uma das sócias, com 12,23% de participação no capital.

A Biorigin, criada em 2003, é a unidade de negócios da Zilor especializada na fabricação de ingredientes 100% naturais a partir de processos biotecnológicos para os setores alimentício, de nutrição animal, enológico e de fermentação industrial. A empresa possui unidades no Brasil, nos Estados Unidos e na Bélgica, além de distribuidores em todos os continentes. Cerca de 90% de sua produção é exportada para mais de 60 países, atendendo principalmente os mercados norte-americano e europeu (Assessoria de Comunicação, 30/7/18)