A Agricultura e o Agronegócio – Parte 1 – Por Aparecido Mostaço
Aparecido Mostaço- divulgacao
“Quem quer que consiga cultivar duas espigas de milho ou duas folhas de grama, onde antes apenas uma crescia, fará mais bem à humanidade do que toda a raça de políticos juntos.” Jonathan Swift - Viagens de Gulliver
Nunca podemos nos esquecer que a agricultura foi a invenção fundamental para o desenvolvimento do ser humano. Há mais de 10 mil anos, às margens de um longínquo rio, uma mulher (sempre as mulheres liderando o progresso!) plantou uma primeira raiz, ficou todos os dias cuidando dela, até que finalmente brotou, cresceu e deu frutos.
A partir deste momento, a raça humana mudou radicalmente. Poderíamos plantar o alimento, ao invés de apenas coletar o que encontravam pelo caminho e com isso, foi possível maiores assentamentos de populações próximos a rios, começando o cultivo, que se acredita, o grão-de-bico tenha sido um dos primeiros.
Com o passar do tempo, perceberam que produziam o suficiente para alimentar a todos na sua tribo e começaram a trocar com carnes e peles de outras tribos-caçadores, com isso, começou o comércio. “Eu tenho algo que você talvez precise e você tem algo que talvez eu precise, vamos trocar e com isso todos ganharemos”.
Portanto, a agricultura foi a responsável por tornar o capital possível ao gerar excedentes armazenáveis. Evoluímos e essa troca foi ficando cada vez mais sofisticada até chegar aos dias atuais, com o nosso eficiente e avançado agronegócios.
Mas a agricultura sempre foi e continuará sendo um legítimo ecossistema de transformação. Como disse certa vez um monge pensando sobre como funciona o processo agrícola: “É assim que começa, o gado e as cabras passam todo o dia trabalhando para o processo, coletando grama e transformando-a em couro e carne; os pés de trigo passam os dias absorvendo a luz solar e a transformando em grão...”
O agro é um ciclo de transformação fundamental, que utiliza, a terra, o sol, a água e o talento humano para produzir nutrientes, proteínas e energia para a preservação e melhoria da vida humana. O agro é vida. O negócio trataremos no próximo artigo (Aparecido Mostaço é CEO da Energia Humana Consultoria)