A importância de evangelizar - Por Tarcisio Angelo Mascarim
Antes de entrar no mérito deste artigo, é preciso saber o que é o Evangelho e o que é Evangelizar. Assim, recorrendo ao Dicionário Brasileiro Globo, transmito os significados:
Evangelho: Doutrina de Cristo. Cada um dos quatro livros que contêm a doutrina e a história de Jesus Cristo e que formam o Novo Testamento. Parte do Evangelho que se lê na missa.
Evangelizar: Pregar, ensinar, publicar pela palavra, pregar o Evangelho. Preconizar.
Eu, infelizmente, não tenho o dom de evangelizar. Porém, aproveito o site BíbliaOn para abordar a importância de pregar o Evangelho:
“Jesus disse que devemos pregar o Evangelho a todos os povos, mas isso nem sempre significa falar para multidões. Podemos mostrar o Evangelho na forma como vivemos e no nosso amor pelos outros. Também é importante conhecer a mensagem do Evangelho, para podermos responder a perguntas, e contar como Jesus tem agido em nossa vida. Assim, as pessoas à nossa volta verão a verdade do Evangelho.
Para evangelizar é importante conhecer a mensagem principal do Evangelho: Jesus Cristo é o filho de Deus, que veio ao mundo para nos salvar de nossos pecados. Toda evangelização precisa ser centrada nessa mensagem.
Deus nos criou e nos ama. Mas todos nós pecamos e isso nos afasta de Deus. A consequência é a morte e a separação eterna de Deus (o inferno). Deus é justo, mas ele também quer nosso bem! Por isso, ele decidiu levar nosso castigo. Jesus é o filho de Deus. Ele veio ao mundo e viveu como um homem. Jesus morreu na cruz, levando todos os nossos pecados em nosso lugar e depois ressuscitou, porque ele nunca tinha pecado e o preço estava todo pago.
Agora, para ser salvo, basta você reconhecer seus pecados e decidir mudar de vida (arrependimento). Crendo que Jesus é seu salvador. Não importa seu passado, através de Jesus você pode ser perdoado de tudo! Você somente precisa crer. Assim, você receberá uma vida nova, guiada por Deus, e a promessa de ressurreição e da vida eterna, junto com Jesus.”
Antes de transmitir alguns versículos sobre como evangelizar, peço para todos aqueles que têm o dom da evangelização para ler e entender bem o Evangelho e depois atender ao apelo de Jesus de transmitir ao povo o seu Evangelho.
Agora, o evangelizar segundo a Bíblia:
- Princípio do evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus (Marcos 1:1).
- Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus (Romanos 3:23-24).
- No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus e era Deus. Ele estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito (João 1:1-3).
- Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor (Romanos 6:23).
- Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha vida eterna (João 3:16).
- Pois o que primeiramente lhes transmito foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou no terceiro dias, segundo as Escrituras, e apareceu a Pedro e depois aos Doze. Depois disso apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, a maioria dos quais ainda vive, embora alguns já tenham adormecido (1 Coríntios 15:3-6).
- Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo (1 Timóteo 2:5-6)
- Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça (1 João 1:8-9).
- Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior. Mas por isso mesmo alcancei misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, usando-me como exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna (1 Timóteo 1:15-16).
- Dificilmente haverá alguém que morra por um justo, embora pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer. Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores (Romanos 5:7-8).
- Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo quando ainda estávamos mortos em transgressões – pela graça vocês são salvos. Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus (Efésios 2:4-7).
- Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação (Romanos 10:9-10).
Aí está, portanto, a mensagem de Jesus Cristo. É importante aprender, seguir e transmitir seus ensinamentos a todos, para a nossa salvação (Tarcisio Angelo Mascarim é sócio e administrador da Mascarim & Mascarim Sociedade de Advogados. Leia mais artigos no www.tarcisiomascarim.com.br)