16/07/2018

A indispensável volta das ferrovias... – Por Welson Gasparini

A indispensável volta das ferrovias... – Por Welson Gasparini

Já de  algum tempo, conforme me pronunciei recentemente na tribuna da ALESP ,    eu venho pesquisando um dos problemas mais sérios do  nosso País,  o dos transportes (conforme comprovou a recente greve dos caminhoneiros) tentando entender o porquê de  nossos governantes  não terem dado uma atenção especial na busca do fortalecimento  de um sistema  tão bem sucedido em  importantes países do mundo: o ferroviário. Todos nós, que temos já certa idade, acompanhamos no Brasil o momento no qual as ferrovias foram colocadas em segundo plano porque nossos governantes se preocuparam em construir estradas e rodovias pavimentadas favorecendo a indústria automobilística em detrimento de um transporte muito mais econômico e eficaz. .

Fiquei feliz, assim,  quando vi, nas páginas do jornal “Folha de S. Paulo”, o ministro dos Transportes Valter Casimiro participando do lançamento do Plano Nacional de Logística o qual, se levado a sério pelo próximo presidente, poderá gerar  uma economia de até $ 54 bilhões  a partir de 2025. Esse Plano  define os gargalos dos modais brasileiros e traz soluções para o Brasil avançar,  principalmente nas ferrovias para, em sete anos, ultrapassarmos o transporte nas rodovias em 100%

O Programa Nacional de Logística - aprovado na reunião do conselho do Programa de Parcerias de Investimentos no último dia 9 de julho-  cruza diversos bancos de dados e define as obras de infraestrutura prioritárias para reduzir os gargalos do tráfego de cargas. Para implementá-lo, o presidente Temer assinou um decreto dando-lhe   peso de lei e criando um comitê de governança para  definir as prioridades de investimento. Farão parte do comitê representativo da Secretaria Geral da Presidência da República os ministros de Transporte, Minas e Energia;  Agricultura;  Meio Ambiente;  Planejamento e Casa Civil, além da empresa de planejamento e logística responsável pela parte técnica do programa. Segundo a informação, o próximo presidente da República poderá, por intermédio desse comitê, interferir na ordem das obras do Plano Nacional de Logística, certamente dando prioridade ao transporte de cargas  através de ferrovias....

Pedi ao governador Marcio França para elaborar, com base no decreto federal, um Plano Estadual de Logística para termos a volta do transporte ferroviário como meio de enriquecer a própria economia do Estado pois, em várias regiões, ainda existem cidades mantendo trilhos abandonados e que poderão ser recuperados.  É triste falar, mas há poucas semanas, na minha região de Ribeirão Preto, foi noticiado o roubo de trilhos das ferrovias ainda existentes: os bandidos estão aproveitando e roubando esses trilhos, abandonados assim como também as estações de trem.

Como não podemos continuar dependentes do transporte rodoviário – também ele alvo da ação de bandidos que, inclusive, chegam a se  disfarçar de policiais rodoviários – cabe-nos, reitero, imitar os governantes dos países mais desenvolvidos do mundo, mesmo porque – se o plano seguir a rota planejada, até 2025 a dependência de rodovias cairá,  dos atuais 64% de participação do volume de cargas,  para 50 por cento, uma diferença a ser incorporada pelas ferrovias saltando sua participação de 18% para 31%.

A volta do transporte ferroviário, portanto, é indispensável ao futuro melhor por todos nós desejado para o nosso Brasil! (Welson Gasparini é deputado estadual, professor, advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto)