06/01/2026

Abiove comunica ONGs sobre saída da Moratória da Soja

Abiove comunica ONGs sobre saída da Moratória da Soja

André Nassar, presidente da Abiove — Foto: Senado Federal/CCommons

 

Associação é principal signatária do acordo do lado do setor privado

 

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), que representa 20 das maiores tradings agrícolas do mundo, comunicou no início da noite desta sexta-feira (2/1) às organizações da sociedade civil participantes da Moratória da Soja que sairá do acordo, afirmou uma fonte à reportagem.

 

A Moratória é um acordo vigente desde 2006 pelo qual as empresas se comprometem a não comprar soja oriunda de áreas desmatadas na Amazônia após julho de 2008, ainda que os desmates sejam legais. O pacto é considerado uma das principais medidas de contenção da devastação ambiental no bioma amazônico.

Frigoríficos com operação concentrada no Brasil são mais pressionados por salvaguarda chinesa

A comunicação foi feita por email, em que a Abiove também informou as organizações ambientalistas que havia retirado os logos da associação e de suas associadas do site da Moratória da Soja — como antecipou a reportagem mais cedo.

 

O engajamento das tradings na Moratória da Soja era garantido por meio de um acordo assinado em 2016 pela Abiove e também pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) do lado do setor privado. O acordo também é assinado pelo Greenpeace e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). A Anec continua com seu logo no site da Moratória da Soja, assim como o logo de 10 tradings.

 

A reportagem apurou ainda que o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, pretende anunciar a saída das tradings da Moratória da Soja na próxima segunda-feira (5/1).

 

Procurada, a Abiove não se manifestou até a publicação desta nota. O espaço segue aberto (Globo Rural, 2/1/26)