Ações do governo paulista para ampliar a segurança no campo
O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Sergio Ferreira Jardim – Foto -, se reuniu na última sexta-feira (25) com representantes dos Sindicatos Rurais e produtores de Guará, Franca e Orlândia, para falar sobre as ações do Governo do Estado para ampliar a segurança e a cidadania no campo.
Em reunião no Sindicato Rural de Guará, o secretário apresentou aos produtores o Programa de Acessibilidade Rural Cidadania no Campo, liderado pela Pasta com a participação de diversas Secretarias de Estado, que prevê a elaboração de um mapa rural paulista, com a identificação e a numeração das propriedades. “A segurança rural é um tema candente. Há quadrilhas que assaltam as propriedades em busca de máquina agrícolas, insumos e gado e não há o endereçamento”, disse Francisco Jardim.
De acordo com o secretário, a atuação integrada entre o Estado e os municípios é fundamental para concluir o processo de endereçamento das propriedades. “O governador Márcio França nos determinou que buscássemos os parceiros nessa ação, que já conta com o apoio da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp/Senar SP). Com a participação da sociedade nessa ação, será possível acionar uma viatura da polícia, uma ambulância e todo o atendimento que for necessário para combater essas situações no meio rural”, afirmou Francisco Jardim.
“Em Guará, já estamos fazendo georeferenciamento do município e cadastrando as estradas municipais rurais, para garantir o direito de ir e vir dos agricultores. São informações que poderemos deixar à disposição do Estado”, explicou o prefeito interino Vinicius Magno Filgueira.
O evento reuniu autoridades, produtores rurais, educadores, extensionistas e equipes da Pasta Estadual e da prefeitura para debater temas como segurança alimentar e o fomento às compras públicas da agricultura familiar.
Franca
O Programa de Acessibilidade Rural Cidadania no Campo também foi apresentado pelo secretário Francisco Jardim aos produtores rurais no Sindicato Rural de Franca. “Queremos elaborar um projeto de segurança rural perene para o Estado de São Paulo, que possa servir de modelo para implantação no País”, explicou, citando que iniciativas de criação do CEP rural já foram realizadas com sucesso em municípios como Botucatu e Ibitinga.
“A questão da segurança é uma demanda da sociedade”, afirmou a secretária de Desenvolvimento de Franca, Flavia Lancha, que integra a comissão organizadora da ExpoAgro, feira tradicional do setor na região. Também participaram do encontro o delegado da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Marcus Vinicius Falleiros, o presidente do Sindicato, José Henrique Mendonça, o diretor da Casa da Agricultura de Franca, Pedro Cesar Barbosa Avelar, bem como produtores ligados a associações e cooperativas.
Orlândia
Durante visita à sede dos Escritórios de Desenvolvimento Rural (EDR) e de Defesa Agropecuária (EDA) e da Casa da Agricultura de Orlândia, que está sendo reformado, o secretário de Agricultura recebeu apoio de produtores rurais da região sobre a necessidade de um projeto que traga maior segurança às propriedades.
Acompanhado dos diretores do EDR, Paulo César da Luz Leão, e do EDA, Jose Edson Girardi, o secretário aproveitou a visita para verificar as obras no edifício, que recebeu pintura, instalações elétricas e hidráulicas, nova cobertura e banheiros acessíveis. O investimento no local é de R$ 700 mil, com recursos do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado, do Governo do Estado, executado pela Secretaria de Agricultura, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e de Meio Ambiente, pela Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBNR) (Assessoria de Comunicação, 29/5/18)