07/11/2022

Agricultores do Sul usam fogo para salvar lavouras da geada

Legenda: Agricultores do Sul do país recorrem ao fogo para salvar lavouras de prejuízos causados por onda de frio - Berto Aguiar / Divulgação

fogo para salvar lavouras  da onda de frio - Berto Aguiar  Divulgação

 

Há relatos de prejuízos em lavouras de milho e trigo no Rio Grande do Sul e no Paraná.

Agricultores do Sul do país têm usado fogo para evitar prejuízos nas lavouras e controlar perdas com as geadas. A fruticultura, segundo o MetSul Metereologia, é um dos setores mais afetados pelo frio intenso e fora de época neste começo de novembro, com registros de geada e até queda de neve no Sul do Brasil.

O frio intenso e uma forte massa de ar polar que atingiram Santa Catarina foram os responsáveis pela neve que caiu na manhã de terça-feira (1º) na Serra de Urubici. O fenômeno nunca havia sido registrado no mês de novembro e deixou a temperatura negativa em -0,4° C, mas com a sensação térmica de -20° C.

De acordo com o Metsul, o frio tardio e intenso neste ano compromete parte da safra e traz prejuízo aos agricultores.

Em São Joaquim (SC), os produtores fizeram diversas fogueiras entre os pomares de maçãs durante a madrugada para tentar salvar a produção.

O MetSul afirma que a técnica foi usada em outros lugares do estado, como na cidade de Curitibanos, onde foram acesas cerca de 140 fogueiras entre as videiras da vinícola Berto Aguiar.

Geada foi registrada em São Joaquim, na Serra Catarinense, nesta sexta-feira (4) - Mycchel Legnaghi /@saojoaquimon

A técnica, aplicada para evitar o congelamento das frutas e aumentar a temperatura no local, foi usada na madrugada de quarta-feira, quando a temperatura chegou a 1º C, medido na estação da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

"Nossos vinhedos, na madrugada do dia 2 de novembro foram palco da temida geada fora de época", publicou a vinícola em uma rede social.

Segundo o MetSul, há relatos de prejuízos, ainda não contabilizados, em lavouras de milho e trigo no Rio Grande do Sul e no Paraná.

Na sexta, as temperaturas ficaram abaixo de 1º em municípios de Santa Catarina, como São Joaquim (-0,7ºC), Urubici (0,2ºC), e no Rio Grande do Sul, como em São José dos Ausentes (0,4ºC) (Folha de S.Paulo, 6/11/22)