22/07/2021

Agricultura já tem 50 especificações para registro de defensivos biológicos

Agricultura já tem 50 especificações para registro de defensivos biológicos

O Ministério da Agricultura publicou hoje duas novas especificações de referência (ER) para o registro de defensivos que podem ser usados na agricultura orgânica e nos demais sistemas de cultivo. "Com a publicação de hoje, o Mapa atinge a marca histórica de 50 ER e cria mais oportunidades para que, em pouco tempo, empresas interessadas disponibilizem novidades no mercado por meio de um processo de registro simplificado", disse a pasta em nota.

Os dois ingredientes ativos registrados hoje são os agentes biológicos de controle Trichospilus diatraeae (ER 49) e Palmistichus elaeisis (ER 50), que atuam sobre um alvo biológico também estreante em ER, a Thyrinteina arnobia, conhecida como lagarta-de-cor-parda. "Essa espécie se alimenta das folhas de eucalipto e é considerada uma das principais pragas desses cultivos no Brasil pela intensa desfolha que provoca, podendo atingir até 100% do plantio", destaca a pasta.

Na Portaria nº 363, o Ministério também republicou a ER 21, ampliando de três para sete o combate a alvos biológicos, incluindo ação sobre Macrosiphum euphorbiae (pulgão-das-solanáceas), Macrosiphum rosae (pulgão-roxo-da-roseira), Rhodobium porosum (pulgão-amarelo-da-roseira) e Aphis gossypii (pulgão-do-algodoeiro) (Broadcast, 21/7/21)