30/04/2024

Alckmin: Agrishow sem público para evitar passar vergonha

Alckmin: Agrishow sem público para evitar passar vergonha

vice-presidente Geraldo Alckmin e ministros na abertura da Agrishow Foto Blog Terra Brasil Notícias Rodrigo Oliveira 

O vice-presidente Geraldo Alckmin constrangido ao lado de ministros na abertura da Agrishow sem público no último domingo.  (Da Redação)

 

Na cerimônia de abertura da Agrishow deste ano, que foi um evento exclusivo para a imprensa e expositores, o vice-presidente Geraldo Alckmin, acompanhado dos ministros Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), ressaltou as ações governamentais para o setor agrícola. No entanto, optou por não comentar sobre a inauguração da feira sem a presença do público.

 

Segundo informações do site O Antagonista, Alckimin mencionou uma linha de financiamento para pesquisa, desenvolvimento e inovação com taxa de juros de TR mais 4%. Ele também recordou a proposta da lei de depreciação acelerada e a criação da LCD (Letra de Crédito do Desenvolvimento), que oferece condições especiais de Imposto de Renda para pessoas físicas e jurídicas. Além disso, destacou os 3,5 bilhões de reais de crédito do governo para iniciativas de descarbonização da frota brasileira.

O vice-presidente afirmou: “Metade da exportação brasileira é agro, mas precisamos encontrar mais mercados. Estamos indo no fim de maio para Arábia Saudita e China para abrir mais mercados aos nossos produtos”. Ele fez essa declaração durante uma cerimônia com cerca de 400 participantes e várias cadeiras vazias.

Depois dos discursos, Alckmin conversou com a imprensa em um dos estandes da feira preparado para receber os representantes do governo. Os demais espaços de exposição ainda estão nos preparativos finais para a abertura oficial do evento nesta segunda-feira, 29.

A feira de agronegócios, realizada em Ribeirão Preto, trouxe uma inovação na edição de 2024: uma cerimônia de abertura antes do início do funcionamento dos estandes do evento e sem público. Essa medida foi tomada para evitar situações constrangedoras como a do ano passado, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro atraiu todas as atenções e resultou no “desconvite” ao ministro Fávaro.

Bolsonaro prometeu estar presente no primeiro dia da Agrishow aberto ao público, nesta segunda-feira, 29. No entanto, o ex-presidente programou, para o mesmo horário do discurso de Alckmin na feira, uma manifestação em um dos principais cruzamentos de Ribeirão Preto, o encontro entre as avenidas Getúlio Vargas e João Fiuza (Blog Terra Brasil Notícias, 28/4/24)