Alvo de denúncias, Tirso Meirelles não vai a evento do governo paulista

Tirso Meirelles, presidente sub judice da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo – Faesp/Senar, deixou de participar da cerimônia oficial promovida no Palácio dos Bandeirantes na última 5ª feira (20) na qual o governador Tarcísio de Freitas anunciou, dentre outras medidas, a manutenção da desoneração tributária das 17 principais cadeias produtivas do Estado de São Paulo. Foto Divulgação
Tirso Meirelles, presidente sub-judice da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo – Faesp/Senar com eleição anulada por unanimidade pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região; condenado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo por descumprir medida judicial; acusado de cooptar presidentes de sindicatos rurais em troca de liberação de recursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar; perseguidor dos presidentes de sindicatos rurais que integram o movimento de oposição “Nova Faesp” e impondo-lhes a retirada das transferências federais do Senar em 2024 na ordem de 60% a 80% e agora, no exercício de 2025 de 100%.

Em evento promovido no último dia 24 de novembro de 2023, em plena campanha de eleições da Faesp/Senar, Tirso Meirelles levou uma claque ao Palácio dos Bandeirantes onde foi recebido com frieza pelo governador Tarcísio de Freitas. Foto Blog Faesp/Senar.
Em evento promovido no último dia 24 de novembro de 2023, em plena campanha de eleições da Faesp/Senar, Tirso Meirelles levou uma claque ao Palácio dos Bandeirantes onde foi recebido com frieza pelo governador Tarcísio de Freitas. Foto Blog Faesp/Senar.
Nesta última 5ª feira (20) ele deveria comparecer a importante evento do agro paulista no Palácio dos Bandeirantes onde o governador Tarcísio de Freitas anunciaria uma série de benefícios para os produtores rurais do Estado. Segundo fonte próxima do presidente sub judice, ele estava se preparando para participar do evento mas, ao ler na manhã desta 5ª feira (20) na mídia denúncias de que estava descumprindo medidas judiciais determinadas pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo decidiu não se expor em público.

Vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo – Faesp/Senar, Eneida Ramalho Paschoal preside o Sindicato Rural de Ribeirão Bonito, que não tem nenhum produtor rural filiado
A revelação de que a vice-presidente da Faesp/Senar, Eneida Ramalho Paschoal, estava sendo denunciada como “presidente” do Sindicato Rural de Ribeirão Bonito que não tem nenhum associado, também contribuiu para a sua decisão.
Também teria pesado também o fato do seu distanciamento do governador Tarcísio de Freitas. Como se recorda, o governador deixou de comparecer à cerimônia de abertura da Agrishow/2024 para não se encontrar com o já presidente sub judice da Faesp/Senar, Tirso Meirelles, e com a comitiva de autoridades do governo federal. A data da abertura da feira chegou a ser antecipada pelos organizadores para evitar eventuais protestos dos produtores rurais.

Os governadores Ronaldo Caiado (Goiás) e Tarcísio de Freitas (São Paulo) ao lado do presidente Jair Bolsonaro. Eles declinaram do convite para participarem da cerimônia oficial de abertura da Agrishow/2024 para estarem no megaevento em área nobre de Ribeirão Preto que reuniu dezenas de milhares de produtores rurais e apoiadores. Foto Reprodução Blog O Globo – Hegon Corrêa
Assim que desembarcou no Aeroporto Leite Lopes, o governador decidiu participar de um megaevento em bairro nobre da cidade, do qual participaram o ex-presidente Jair Bolsonaro, o governador de Goiás Ronaldo Caiado, dezenas de senadores, deputados federais e estaduais, centenas de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e dezenas de milhares de produtores rurais e apoiadores.
DESDITA
A desdita (segundo o Oxford Languages significa má sorte, infortúnio e desgraça) do presidente sub judice Tirso Meirelles não termina por aí e produtores rurais lembram que no último dia 6 de novembro, ele reuniu na sede da Faesp/Senar, representantes de mais de uma dezena de entidades para formular documento que seria encaminhado ao governador Tarcísio de Freitas. Nele, reivindicavam a manutenção das isenções tributárias de algumas das mais importantes cadeias produtivas do Estado. O tom usado no documento teria desagradado ao governador.
Produtores de amendoim e laranja – vale lembrar que os sindicatos rurais de Ribeirão Preto e Araraquara, que representam os cinturões de maior produção paulista e nacional destas culturas e que integram o grupo de oposição “Nova Faesp”, tiveram cancelados os repasses das verbas a que têm direito no Senar por revanchismo determinado por Tirso Meirelles – pediram a Paulo Junqueira ajuda para sensibilizar o governador a manter os benefícios destas e de outras cadeias produtivas.
Paulo Junqueira teve a oportunidade de apresentar dados e informações relevantes do impacto negativo que o corte dos benefícios tributários provocariam aos produtores rurais e à própria economia paulista. O papel desempenhado pelo secretário da Agricultura Guilherme Piai foi importante para que o governador revisse a situação e pudesse, por fim, anunciar a manutenção dos benefícios fiscais às 17 cadeias produtivas mais importantes do Estado de São Paulo, o que ocorreu na última 5ª feira (20)
Dias antes do anúncio, em entrevistas e mesmo em artigo publicado na mídia, Paulo Junqueira comentava da sua certeza e convicção de que o governador Tarcísio de Freitas atenderia o pleito dos produtores rurais lembrando, que apenas na cadeia produtiva do amendoim, estudos apontavam prejuízo anual na ordem de R$ 300 milhões. E outras 16 cadeias produtivas também seriam afetadas.

No ano passado, o ex-presidente Jair Bolsonaro visitou quatro vezes Ribeirão Preto. Convite para que volte à cidade para visitar a Agrishow/2025, que será promovida no período de 28 de abril a 2 de maio, já foi lhe encaminhado. E há, em curso, um processo, que corre em segredo de Justiça, envolvendo a Faesp na compra de ações da Agrishow. Os outros sócios da feira, são a Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos e SRB – Sociedade Rural Brasileira (Da Redação, 24/2/25)

