Amaggi, Dreyfus, Cargill, ADM e TIP Bank se unem em empresa de logística
As tradings Amaggi, LDC (Louis Dreyfus Company), Cargill, ADM (Archer Daniels Midland) se juntaram ao TIP Bank para criar uma empresa de logística e pagamentos de fretes rodoviários do agronegócio, avançando em um segmento importante para captar margens de negociação de grãos.
A nova empresa, cujo nome será comunicado posteriormente, buscará dar mais eficiência e transparência à logística do agronegócio, setor que movimenta anualmente cerca de R$ 48 bilhões no país, informaram as companhias ontem (15). Os sócios serão donos em partes iguais na “logfintech”.
Com o acordo, que será submetido à aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e seguirá para aprovação do Banco Central, as companhias do agronegócio ADM e Cargill se juntam à Cargueiro, criada em 2019 por Amaggi e Dreyfus, que já conta com cerca de 100 mil caminhoneiros e transportadoras cadastradas.
O Tip Bank, por sua vez, é uma plataforma que teve origem em Mato Grosso em 2007, com o propósito de ser um instrumento de meio de pagamentos para o modal rodoviário do campo. Seus usuários têm benefícios como cartão-frete, que oferece descontos no abastecimento de combustível em uma rede de mais de mil postos credenciados.
Graças principalmente ao agronegócio, o Brasil é o terceiro maior mercado de transporte rodoviário global, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. A utilização disseminada de smartphones no setor, somada ao acesso cada vez amplo à internet e às mudanças regulatórias, vem acelerando a digitalização do agronegócio.
“A revolução digital exige constante atualização e dedicação exclusiva. Queremos ser o parceiro que possibilite que o caminhoneiro, o transportador e o embarcador sejam incluídos nessas transformações sem perder o foco em suas atividades”, destacou Luis Barbieri, executivo que está conduzindo a operação, em comunicado.
A nova empresa deverá disputar mercado com a Bunge, que anunciou em maio uma parceria com a provedora de soluções de logística e tecnologia Target para criar a empresa Vector, com foco na digitalização do processo de contratação de frete rodoviário e outros serviços. A empreitada veio após pouco mais de um ano de funcionamento do aplicativo Vector, desenvolvido pelas companhias para a contratação de fretes da Bunge (Reuters, 16/6/21)