14/01/2025

Ambientalismo é ideologia de caráter populista e progressista da nossa era

Ambientalismo é ideologia de caráter populista e progressista da nossa era

Bandeira dos EUA tremula enquanto o fogo consome uma estrutura durante a queima do incêndio Palisades em meio a uma tempestade de vento no lado oeste de Los Angeles, Califórnia, EUA. Foto Ringo Chiu – Reuters

 

Por Antonio Cabrera

A Califórnia é um exemplo de como o ambientalismo é a ideologia de caráter populista e progressista mais significativa da nossa era.


Infelizmente o estado adotou a agenda dos ambientalistas sobre o manejo florestal do senso comum, de tal forma que esses radicais impedem que o Serviço Florestal tenha uma ação técnica.

Forçando uma intensificação de regulamentações governamentais, eles abandonaram as queimadas preventivas. E para piorar, foram proibidos de tirar árvores velhas ou mortas com maior probabilidade de pegar fogo.

Com todo esse material se acumulando no chão da floresta, que costumava ser queimado com segurança em geradores de energia, agora é queimado em incêndios catastróficos.

Para piorar, o governo proibiu a abertura de novas estradas em áreas florestais, o que limitou ainda mais o combate preventivo.

O resultado foi mortal.

A Califórnia arde impiedosamente e até vilarejos inteiros foram carbonizados.

O problema é que esse tipo de tragédia tem se tornada repetitiva.

Lembro-me inclusive de um episódio que escrevi sobre o problema de como o Estado causa essas tragédias com as suas regulamentações

Nesse caos, o empresário Rick Caruso usou bombeiros particulares para salvar o Palisades Village Mall.
O shopping, desenvolvido por Caruso, é uma das únicas estruturas comerciais ainda de pé no centro do Pacific Palisades, devastado pelo fogo, em Los Angeles.

A ironia é que Rick Caruso concorreu à prefeitura de Los Angeles em 2022, perdendo por pouco para Bass, a prefeita atual.
Durante a campanha, ele argumentou que a cidade precisava de um outsider político com experiência empresarial para lidar com problemas, como de combate a incêndio de forma mais desburocratizada.

A equipe de bombeiros privados tomou medidas para limpar a área ao redor da casa e criar um incêndio preventivo.
Embora esse seja um exemplo clássico do mercado livre vindo em seu socorro em uma situação de emergência, o empresário foi impiedosamente atacado, com a alegação de que o uso de bombeiros particulares não é nada além de uma exibição doentia do privilégio da classe alta.

Mas na realidade o que Caruso mostrou é a eficácia do mercado. A propriedade privada incentiva os indivíduos a tomar medidas extras de precaução para garantir a segurança de sua propriedade.

Ele não apenas salvou várias casas da destruição, como permitiu que os bombeiros públicos não ficassem sobrecarregados nessa luta.

Os ambientalistas podem se enfurecer, mas é o velho e bom mercado em ação (Antonio Cabrera, ex-ministro da Agricultra é produtor rural; Linkedin 13/1/24)