Ambipar usará novo biocombustível brasileiro em embarcação marítima

Biocombustível será usado em embarcações utilizadas pela companhia em sua base portuária em São Francisco do Sul (SC) — Foto: Eduardo Valente/SecomSC
Será o primeiro uso do BeVant, fabricado pela Be8, em transporte marítimo.
A Ambipar, que oferece serviços de gestão ambiental, como gestão de resíduos e respostas a emergências, vai começar a usar o BeVant, um novo biocombustível desenvolvido pela empresa brasileira Be8, diretamente em embarcações utilizadas pela companhia em sua base portuária em São Francisco do Sul (SC). Será o primeiro uso do BeVant em transporte marítimo.
O BeVant foi desenvolvido pela Be8 para substituir diretamente o diesel fóssil, sem nenhuma adaptação de motores. Até então, o produto só havia sido utilizado em transporte terrestre.
O produto é um bidestilado do biodiesel, tem baixa pegada de carbono, elevada pureza, é livre de contaminantes e tem baixo teor de enxofre.
A embarcação rodará exclusivamente com o BeVant por 90 dias como teste.
Segundo Rafael Tello, presidente global de Sustentabilidade e da operação Oriente Médio da Ambipar, o BeVant tem potencial de reduzir até 99% das emissões “do tanque à roda” em comparação ao diesel fóssil e é um passo para que a companhia avance no alcance de suas metas de neutralização das emissões de carbono. A Ambipar também vai testar o BeVant em 10 caminhões de grande porte e equipamentos como escavadeiras, geradores e minicarregadeiras em suas operações (Globo rural, 26/6/25)