Aneel aprova aditivo para prorrogação de acordo com empresa dos Batista
Wesley Batista e Joesley Batista — Foto Divulgação
Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link https://valor.globo.com/politica/noticia/2023/03/18/joesley-e-wesley-batista-vao-viajar-na-comitiva-de-lula-para-china-diz-jornal.ghtml ou as ferramentas oferecidas na página.
Textos, fotos, artes e vídeos do Valor estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Valor (falecom@valor.com.br). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o Valor faz na qualidade de seu jornalismo.
Em ofício encaminhado ao TCU (Tribunal de Contas da União) nesta quinta-feira (18), a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) afirma que fez o aditivo necessário para a prorrogação do contrato do acordo firmado entre o governo e a Âmbar Energia, empresa dos irmãos Joesley e Wesley Batista.
O Ministério de Minas e Energia, prorrogou o prazo na terça-feira (16) de 22 de julho para 30 de agosto, em resposta à espiral de divergências criadas nos últimos meses sobre as negociações.
A Aneel destaca no ofício, no entanto, que tomou conhecimento da decisão pela mídia e que teve de buscar informações sobre a decisão por não ter recebido comunicação da pasta.
"A Aneel se mantém à disposição do TCU para implementar quaisquer ajustes e determinações decidas pelo Tribunal, inclusive, e não se limitando, a realização de novos testes das Usinas, além de outras eventuais diligências consideradas necessárias, bem como a suspensão do Acordo por prazo indeterminado, caso o Tribunal entenda necessário mais tempo para examinar sua economicidade e vantajosidade para os consumidores e o atendimento ao interesse público", afirma no ofício Sandoval Feitosa, diretor-geral da agência (Folha, 19/7/24)