19/11/2018

Angústia, o mal do momento – Por Tarcisio Angelo Mascarim

Angústia, o mal do momento – Por Tarcisio Angelo Mascarim

Com uma população estimada em 208,5 milhões de habitantes, conforme divulgado em agosto, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil se encontra na pior crise econômica, com 13,2 milhões de desempregados no País, ou seja, 12,7% da sua população ativa. Sob este contexto, é possível entender o motivo de a maioria das pessoas se sentirem angustiadas.

Conforme a Wikipédia, podemos chamar de “angústia” a forte sensação psicológica caracterizada por “abafamento”, insegurança, falta de humor, ressentimento e dor. Na moderna psiquiatria, é considerada uma doença que pode produzir problemas psicossomáticos.

A esperança de muitos é que tudo se resolva com a posse do novo Presidente do Brasil, Sr. Jair Messias Bolsonaro. No entanto, como pode demorar para a situação se normalizar, tomo a liberdade de transcrever as recomendações apresentadas pelo site Bíblia.on, no texto “Como evitar esta ‘angústia’”:

“Quando tudo dá errado, quando a dor não passa, quando surgem muitos conflitos, quando não há mais solução... onde está Jesus? Ele está aqui, junto de você, sofrendo com você. Mesmo quando você não o vê, Jesus está presente. Não desista de Jesus. Ore, confie Nele, e você verá Seu poder transformando sua vida.

Salmo 4 – passando da angústia para a vitória – Nos momentos difíceis é mais difícil ter esperança, mas o Salmo 4 ajuda a encontrar força em Deus. Esse salmo de Davi mostra como você pode lidar com a angústia, a injustiça e a ira, colocando sua confiança em Deus. Com a ajuda de Deus, sua esperança pode ser restaurada!

Na angústia, clame a Deus! – Responde-me quando clamo, ó Deus que me fazes justiça! Dá-me alívio da minha angústia, tem misericórdia de mim e ouve a minha oração – Salmo 4:1.

Quando você enfrenta uma situação difícil, o primeiro passo para a vitória é clamar a Deus. Ele não vai lhe rejeitar na hora da dificuldade. Se você ama Jesus, você pode ter a certeza que Deus ouve suas orações e vai cuidar de você.

A garantia da justiça – Quando vocês ficarem irados, não pequem; ao deitar-se, reflitam nisso e aquietem-se – Salmo 4:4.

Às vezes, as dificuldades são causadas por pessoas que não temem a Deus e que fazem coisas erradas. Quando alguém comete uma injustiça, é natural ficar irado, mas a Bíblia avisa: não ceda ao pecado enquanto você está irado. Isso só vai piorar a situação.

Deus é a solução para a injustiça. Ele ouve aqueles que o seguem de coração, rejeitando o pecado, e restaura a justiça. Por isso, você não precisa ter medo. A injustiça não durará para sempre. Você vai receber sua recompensa se você se mantém fiel à justiça. Quando você entende essa verdade, isso lhe dá alívio e descanso, mesmo em meio às dificuldades.

A alegria e a paz de Deus – Encheste o meu coração de alegria, alegria maior do que a daqueles que têm fartura de trigo e de vinho – Salmo 4:7.

Muitas pessoas procuram a felicidade em outras coisas, como bens materiais ou comida, mas a Bíblia diz que Deus é quem dá a alegria verdadeira. Ele dá uma alegria impossível de comprar e segurança para dormir em paz.

Na angústia, clame a Deus e lembre-se de que ele está no controle e vai fazer justiça. A confiança em Deus vai transformar a dificuldade em motivo de esperança e você vai voltar a encontrar a alegria de Deus. Mantenha-se firme em Deus e Ele lhe dará paz!”

Portanto, não se desligue de Deus. Seu amor é maior que tudo e Ele nunca te abandonará (Tarcisio Angelo Mascarim é sócio e administrador da Mascarim & Mascarim Sociedade de Advogados. Leia mais artigos no www.tarcisiomascarim.com.br)