Após alta no campo, leite já cai no varejo
ORDENHA MECÂNICA DE GADO HOLANDÊS - BLOG MF MAGAZINE- MAGAZINE RURAL.jpg
Cepea aponta elevação em fevereiro, mas Fipe já registra queda em março.
Ao contrário do que ocorre normalmente neste período do ano, o preço do leite voltou a subir no campo. Em fevereiro, os preços superaram em 1,6% os de janeiro, acumulando 7% no primeiro bimestre. Em relação a fevereiro de 2022, a alta real é de 17%.
O litro de leite vale, na média nacional, R$ 2,7276, segundo pesquisa do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP.
A alta dos preços ocorreu devido à menor captação, afetada pelo clima adverso. Conforme o índice do Cepea, a oferta de leite foi 1,8% menor no mês passado.
Essa menor oferta gerou aumento de preços no atacado na primeira quinzena de fevereiro, período em que as indústrias ainda conseguiram reajustar o produto.
Na segunda quinzena, no entanto, os preços começaram a ceder nos canais de distribuição e a queda já chegou ao varejo. A pesquisa de preço da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) mostra queda de 1,02% no leite longa vida nos últimos 30 dias nos supermercados de São Paulo (Folha de S.Paulo, 29/3/23)