30/03/2021

“Após saída do chanceler, é momento de refazer pontes com mercados”

“Após saída do chanceler, é momento de refazer pontes com mercados”

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), Geraldo Borges (Foto), disse ao Broadcast Agro que o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo, que deixou hoje o cargo, estava em uma situação "difícil".

 

"Ele estava sendo muito cobrado pelos presidentes da Câmara (Arthur Lira, Progressistas-AL) e do Senado (Rodrigo Pacheco, DEM-MG) por uma atuação mais efetiva na busca por vacinas contra covid-19", disse. "E estava sendo muito combatido pelos senadores", reforça. Araújo pediu demissão hoje ao presidente Jair Bolsonaro, após ficar pouco mais de 800 dias no cargo.

Borges acredita, porém, que, agora, é preciso "refazer pontes com os mercados brasileiros", disse. "Especialmente a China e outros países asiáticos", acrescentou. "Acreditamos que alguns países que vinham sendo escanteados pelo chanceler agora passem a nos ver como parceiros e esperamos um novo ministro que ajude o agro, abrindo mais portas, junto com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina." (Broadcast, 29/3/21)