12/12/2023

BASF adquire energia renovável para pesquisas em agricultura

BASF adquire energia renovável para pesquisas em agricultura

logo Raízen Power

A BASF deu mais um passo em direção à meta de redução das emissões de gases de efeito estufa em todo o mundo em 25% até 2030 – em comparação com 2018.

A empresa passa a adquirir energia elétrica de fontes renováveis para as Estações de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Divisão de Soluções para Agricultura da companhia localizadas em Santo Antônio de Posse (SP), Sinop (MT) e Rio Verde (GO).

A partir de agora, as unidades passam a receber energia elétrica proveniente de fontes renováveis fornecida pela Raízen Power, o que representa a emissão evitada de 719 toneladas de CO2.

Até o fim do primeiro trimestre de 2024, com essas mudanças, a BASF reduzirá em mais de 90% as emissões de carbono de Escopo 2 (referentes à energia elétrica) em estações de P&D da Divisão de Soluções para Agricultura, somando o centro de pesquisa de Trindade (GO), que também passará pela mesma mudança ainda no último trimestre de 2023.

Toda a energia disponibilizada às localidades contará com a certificação internacional I-REC de energia renovável, reconhecida e recomendada pelo Programa GHG Protocol (Greenhouse Gas Protocol), garantindo que cada megawatt/hora (MW/h) é gerado a partir de fontes renováveis e com emissão zero de carbono.

Por meio da aquisição de certificados de energia renovável, a BASF conquistou, em 2022, a redução de aproximadamente 15,8 mil toneladas das emissões de CO2 de todas as plantas produtivas da BASF na América do Sul, uma redução de 100% referente à parcela do Escopo 2.

“Além disso, essa certificação atesta a concordância da empresa com as boas práticas de ESG, concretizando nossas propostas de melhorias climáticas e nos conduzindo, cada vez mais, para um futuro sustentável”, afirma Waldemilson Muniz, gerente sênior de energias & utilidades da BASF na América do Sul.

São nessas estações que a BASF estuda e desenvolve novas soluções que contribuem para a longevidade, produtividade e sustentabilidade do campo. O investimento global total em P&D da Divisão de Soluções para a Agricultura é de aproximadamente 950 milhões de euros por ano.

“Precisamos encontrar o equilíbrio certo para obtermos uma melhor produtividade com impacto mínimo sobre o meio ambiente, garantindo aos agricultores mais longevidade nos seus negócios. Por isso, migrar o fornecimento de energia das nossas estações para fontes renováveis anda totalmente em linha com essa estratégia”, afirma Hugo Borsari, diretor de marketing da divisão de soluções para a agricultura da BASF no Brasil (Money Times, 11/12/23)