Boi gordo: Arroba despenca mais 6% em menos de 5 meses
GADO CONFINADO(Imagem- Reprodução-Embrapa)
Por Pasquale Augusto
Para o Cepea, oferta elevada de animais para abate pressiona as cotações; cenário pode favorecer frigoríficos? (Imagem: Reprodução/Embrapa)
O indicador do boi gordo do Cepea/B3, base São Paulo, recuou 6,34%, em R$ 270,17, no acumulado de 2023, desde dezembro até 16 de maio.
Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) apontam que a recuperação da oferta de animais para abate, resultado de investimentos de pecuaristas em anos recentes e da inversão do ciclo do boi gordo no Brasil, tem sido um fator de pressão sobre os valores da arroba em 2023.
De janeiro a março deste ano, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram abatidas no Brasil 7,31 milhões de animais, número 5,11% superior ao do mesmo período de 2022 e a maior quantidade para um primeiro trimestre desde 2019.
Esse cenário de oferta elevada pode favorecer frigoríficos no 2T23, com a retomada dos embarques de carne bovina com destino à China.
Assim, vale lembrar que a suspensão das exportações após um caso atípico de mal da vaca louca, afetou os resultados das companhias brasileiras no período (Money Times, 18/5/23)