Brasil precisa diversificar exportações de soja para além da China
Legenda: A soja brasileira é muito boa, porque ela tem mais óleo que a soja produzida em países temperados (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)
O Brasil tem que buscar novos mercados e diversificar suas vendas externas de soja, hoje muito concentradas na China, defendeu nesta sexta-feira a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, durante entrevista transmitida online.
“No caso da soja, hoje a gente exporta 80% para a China. Nós precisamos diversificar isso mais, então nós estamos aí conversando com muitos países”, afirmou.
“A soja brasileira é muito boa, porque ela tem mais óleo que a soja produzida em países temperados, então ela é mais produtiva, rende mais. Temos aí grandes oportunidades”, acrescentou a ministra, sem dar mais detalhes.
Os comentários vieram enquanto a ministra destacava esforços para abrir novos mercados para os produtos agrícolas do Brasil em geral.
“Estamos abrindo novos mercados, em países que nunca tínhamos exportado e também produtos que a gente nunca tinha exportado”, disse.
Ela falou em entrevista ao Blog do Magno, transmitida ao vivo pelas redes sociais (Reuters, 9/10/20