Brasil se prepara para novo recorde de exportações de carne de frango
FRIGORIFICO DE AVES Foto- Reprodução-Sindiavipar
Por Artur Piva
Os criadores brasileiros estão entre os grandes produtores mundiais desse alimento
Considerando as médias mensais do setor, o Brasil pode registrar um novo recorde com exportações de carne de frango em 2023. Em março, por exemplo, o país enviou 435 mil toneladas desse tipo de alimento para o mercado externo.
“O volume embarcado em abril praticamente repete a média mensal registrada ao longo deste ano, que está acima das 430 mil toneladas”, explicou Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal. “Nos próximos meses, são esperados números de exportações equivalentes aos de abril.”
Pelas contas do executivo, o Brasil deve ter um volume de exportações de carne frango acima de 5 milhões de toneladas em 2023. Ele comenta que cerca de 150 países recebem o produto nacional.
Atualmente, os criadores brasileiros estão entre os grandes produtores mundiais desse alimento, ocupando a segunda colocação no ranking internacional — abaixo apenas dos Estados Unidos. Além disso, eles são os maiores fornecedores mundiais desse tipo de alimento no mercado entre países.
O Paraná lidera os embarques do setor feitos pelo país. No ano passado, o Estado faturou quase US$ 3,8 bilhões com exportações de carne de frango, a cifra corresponde a 40% dos US$ 9,5 bilhões em receitas que o Brasil conseguiu com o setor no mesmo período (Revista Oeste, 9/5/23)