11/11/2024

Café: Teremos o rallie de final de ano – Por Marcelo Fraga Moreira

Café: Teremos o rallie de final de ano – Por Marcelo Fraga Moreira

CAFE EXPORTAÇÃO BRASIL Foto Divulgação

Uma semana histórica com o mundo acompanhando as eleições dos EUA! Mas com aqui não falamos de politica vamos direto ao ponto!

 

O vencimento Dez-24, após trabalhar com uma amplitude de +2.710 pontos (fechamento anterior / máxima / mínima / fechamento atual respectivamente @ 242,95 / 261,40 / 252,75 / 253,35 centavos de dólar por libra-peso) encerrou a semana @ 253,35 centavos de dólar por libra-peso! E o R$, após negociar na mínima o ano @ 5,87 R$/US$, encerrou @ 5,74 R$/US$.

 

O vencimento das opções na sexta-feira voltou a trazer volatilidade para o mercado e com grande volume (acima dos +100.000 lotes/dia) negociados na quinta e sexta-feira. Como de se esperar - na “puxada” dos 242,95 centavos de libra-peso até a máxima da semana na quinta-feira @ 261,40 centavos de dólar por libra-peso - os “vendidos” precisaram cobrir suas posições e na sequência, os “comprados” voltaram a realizar lucros... Os fundos + especuladores encerraram a posição comprados em +39.000 lotes porém o volume negociado nos últimos 3 pregões da semana só terá reflexo na posição a ser publicada na próxima sexta-feira.

 

O mercado interno brasileiro segue firme, com negócios reportados para o café arábica tipo “cereja descascado” @ 1.750 R$/saca, o café arábica tipo 6 entre 1.550 – 1.650 R$/saca, e o café arábica tipo “rio” e o café robusta ao redor dos 1.400/1.450 R$/saca!

 

O diferencial de compra (o “basis*”) - utilizado na base de cálculo do valor “justo” em R$/saca a ser pago ao produtor base “bica corrida” - voltou a valorizar (saindo dos -65 pontos para -35/-40 pontos)! Ou seja, a demanda pelo café brasileiro segue firme para os próximos meses!

 

Como mencionado há meses, como a safra 24/25 sofreu com a qualidade dos grãos quem ainda tiver café peneira 17/18 e “cereja descascado” para vender deverá passar um “natal gordo”!

 

O Brasil continua com a exportação acelerada com o mês de novembro-24 projetando novamente uma exportação acima dos +5,00 milhões de sacas (na próxima semana a Cecafé deverá publicar o fechamento do mês de out-24 – ao redor dos 5,00 milhões de sacas)!

 

Confirmando esses números, então o Brasil irá exportar nos primeiros 5 meses do ano safra julho-24/junho-25 +21,98 milhões de sacas! Número recorde comparado ao mesmo período da safra 20/21 quando o Brasil exportou +20,32 milhões de sacas (e quanto o Brasil teve a safra recorde reconhecida pelo mercado em +70 milhões de sacas)!

 

Considerando a safra brasileira 24/25 em +60 milhões de sacas (o que muitos não concordam) e com o consumo interno em +21,50 milhões de sacas, então o Brasil terá 38,50 milhões de sacas disponíveis para abastecer o mercado externo. Já exportando aproximadamente +22 milhões de sacas nos primeiros 5 meses do ano safra 24/25 então o Brasil terá ainda “disponível” apenas +16,50 milhões de sacas para atender o mercado global durante os próximos 7 meses! Muito pouco café (aproximadamente +2,36 milhões de sacas por mês)! Imaginem o que poderá acontecer com os preços caso a projeção da Conab* estiver correta (com o Brasil produzindo apenas 54,80 milhões de sacas)!

 

Com a divulgação dos problemas climáticos afetando severamente a próxima safra 25/26 muitos já acreditam que o Brasil poderá voltar a ter uma safra acima dos +65 milhões de sacas apenas a partir da próxima safra 26/27!

 

Segue o relatório da analista de mercado Maja Wallengren da empresa “Spilling the bens” recém publicado na edição nov-dez-24 na “Global Coffee Report”:

 

https://www.spilling-the-beans.net/exclusive-reality-hit-brazil-coffee-growers-struggle-to-recover/

 

Da mesma forma, a demanda pelo café nos países árabes / China / sudeste asiático deverá continuar firma pelos próximos anos. Apesar de “longo”, vale a pena a leitura do artigo abaixo publicado no site da Agnocafé (http://www.agnocafe.com.br/noticias/index/8) - no último dia 04 de novembro - referente a empresa Tomoro Coffee programando instalar 3.000 lojas até o final do ano que vem.

 

Apesar da OIC* estimar o crescimento do consumo global entre +1,50%/+2,00% ao ano, alguns mercados emergentes (como China e Emirados Árabes Unidos) a previsão para os próximos anos poderá surpreender acima dos 5% ao ano!

 

“Marcas de café chinesas miram Oriente Médio para expansão

 

Mesmo com a competição acirrada em casa, as marcas de café da China estão expandindo suas ambições, mirando além dos oceanos.

 

Em setembro, a Nowwa Coffee revelou seus planos de acelerar sua expansão internacional dentro do mês. O Sudeste Asiático, há muito tempo um favorito para marcas chinesas, agora é apenas o começo para a Nowwa, que tem os mercados norte-americano e europeu na mira.

 

A Nowwa não é a única marca que está ampliando sua atuação global.

 

Em março de 2023, a Luckin Coffee abriu sua primeira loja internacional em Cingapura . Enquanto isso, sua rival próxima, a Cotti Coffee, escolheu Seul, Coreia do Sul , como sua primeira base no exterior.

 

Desde o lançamento em Seul em agosto de 2023, a Cotti se espalhou rapidamente pelo Sudeste Asiático e abriu novos locais no Japão e Canadá. Ela até mesmo se estabeleceu no Oriente Médio. De acordo com a 36Kr , a Cotti agora opera três lojas em Doha, Qatar, e quatro em Dubai, Emirados Árabes Unidos.

 

Para marcas de café chinesas que fizeram movimentos no exterior, o Sudeste Asiático está começando a perder sua novidade. À medida que o capital e as comunidades chinesas fluem cada vez mais para o Oriente Médio, essas marcas de café veem uma nova fronteira se formando.

 

Em março de 2024, a Cotti abriu sua primeira loja no Oriente Médio, no distrito de Deira, em Dubai, mais especificamente na área de Business Village.

 

Longe do estereótipo de opulência, Deira é um dos bairros mais antigos de Dubai. A área de Business Village, onde a loja de Cotti está localizada, atrai trabalhadores de colarinho branco e comerciantes do Sudeste Asiático e da China.

 

Em julho, a Cotti abriu uma nova loja na Dubai Internet City, escolhendo um local no Knowledge Park. Estabelecido em 2003, o Knowledge Park é uma zona de livre comércio que oferece isenções fiscais, propriedade estrangeira total e repatriação de lucros. Ele atraiu inúmeras empresas globais e é o lar de algumas das universidades mais proeminentes de Dubai, com estudantes e profissionais formando a principal base de clientes.

 

A abordagem da Cotti no Oriente Médio reflete sua estratégia principal: mesmo em Dubai, ela tem como alvo grupos demográficos conhecidos, contando com uma vantagem de custo-benefício para atrair clientes.

 

Como a primeira marca de café chinesa a entrar no Oriente Médio, a vantagem de preço da Cotti está conquistando rapidamente os clientes locais.

 

De acordo com o 36Kr , em grandes cidades como Doha e Dubai, uma xícara de café fresco de marcas como Starbucks pode custar cerca de RMB 40 (US$ 5,6) por xícara. Rainey, um expatriado chinês que trabalha para uma empresa comercial em Doha, compartilhou como o preço da Cotti's se destaca. "O café da Cotti's tem um preço entre QAR 10–15 (US$ 2,8–4,1), o que é bastante acessível, considerando o alto custo de vida do Catar."

 

Com sete lojas inauguradas no Oriente Médio em seis meses, a Cotti causou uma rápida impressão.

 

No entanto, foi a Luckin, concorrente próxima da Cotti, que inicialmente considerou o mercado do Oriente Médio. Em 2019, a Luckin fez uma parceria com a Americana Group, sediada no Kuwait, com o objetivo de desafiar a fortaleza da Starbucks na região. No entanto, mudanças de gestão e contratempos financeiros paralisaram os planos da Luckin, colocando suas ambições no Oriente Médio em pausa. Em março de 2023, a Luckin retomou sua expansão internacional, lançando em Cingapura, mas não sinalizando nenhum plano imediato para o Oriente Médio.

 

Um investidor do setor disse ao 36Kr que notícias frequentemente circulavam entre as equipes de Luckin e Cotti, sugerindo que Cotti pode ter decidido reivindicar uma posição no Oriente Médio antes que Luckin pudesse retornar.

 

Para as marcas de café chinesas, o apelo do Oriente Médio pode estar no sucesso que as marcas de chá chinesas têm desfrutado na região.

 

Em 2018, a popular marca de chá com leite Happy Lemon entrou em Dubai, abrindo cinco lojas. Logo depois, Koi, Yi Fang, Tiger Sugar e Latea também se mudaram. À medida que o crescimento da indústria de chá da China desacelera, as marcas continuam a olhar para o Oriente Médio. Em janeiro de 2024, a Gong Cha assinou um acordo de franquia histórico com a Shahia Food da Arábia Saudita para abrir 300 lojas na região. No momento em que este artigo foi escrito, o mini programa WeChat da Heytea para parcerias lista inscrições de franquias abertas para os Emirados Árabes Unidos.

 

Mas comparado ao chá, o café tem raízes mais profundas na cultura do Oriente Médio. Já no século XIII, os etíopes introduziram o café no mundo árabe, onde ele rapidamente se tornou parte da vida diária.

 

Hoje, a cultura do café no Oriente Médio está prosperando.

 

Chen Xing, um expatriado chinês na Arábia Saudita, observou que, com o álcool proibido, o café se tornou uma bebida social essencial na Arábia Saudita, com cafeterias 24 horas populares em todo o país. Durante o Ramadã em março de 2023, a Saudi Food and Drug Authority (SFDA) emitiu um lembrete para os consumidores moderarem a ingestão de café ao quebrar o jejum, recomendando que adultos saudáveis limitem a cafeína a 400 miligramas por dia — cerca de 15 xícaras pequenas de café saudita tradicional (50 mililitros cada).

 

De acordo com Al Bayan , o mercado de café dos Emirados Árabes Unidos deverá crescer a uma taxa anual de 8,4% entre 2023 e 2029, com o consumo per capita de café previsto para atingir 1,36 kg em 2023.

 

Uma cultura de café madura pode facilitar a entrada no mercado para marcas estrangeiras, mas também significa forte competição de players locais estabelecidos. Para marcas de café chinesas, construir reconhecimento de marca em tal contexto pode ser desafiador.

 

Chen acrescentou que a cultura do café da Arábia Saudita tem características regionais distintas. Restrições religiosas ao álcool moldam a paisagem, enquanto o café local frequentemente inclui especiarias únicas para um sabor característico.

 

Variedades populares de café que incorporam álcool, como o café irlandês ou o “latte com sabor de molho” da Luckin, são proibidas no Oriente Médio.

 

O “latte com sabor de molho” da Luckin Coffee foi criado em colaboração com Kweichow Moutai. A bebida é infundida com “moutai”, um tipo de licor que leva o nome da cidade onde foi originado. Fonte da imagem: Luckin Coffee.

 

Li Yingbo, COO da Cotti, disse em uma entrevista que a Cotti planeja ajustar os produtos de acordo com os gostos locais, desde os níveis de torra dos grãos de café até a doçura. No entanto, a 36Kr observou que o menu do Oriente Médio da Cotti espelha amplamente suas ofertas chinesas, com cafés à base de leite como o principal.

 

Até agora, as adaptações da Cotti para mercados internacionais envolveram apenas pequenas mudanças. Atender às demandas específicas do Oriente Médio pode exigir investimentos mais substanciais em P&D e uma seleção mais ampla de ofertas especializadas, o que aumentaria a pressão sobre sua cadeia de suprimentos no exterior.

 

Depender apenas de preços baixos e ampla penetração de mercado pode ser mais desafiador do que o previsto para marcas de café chinesas que buscam estabelecer presença no Oriente Médio, rico em café. krAsia”

 

O vencimento Dez-24 encontra suportes @ 253,70 / 249,00 / 244,00 / 236,00 centavos de dólar por libra-peso e resistências @ 260 e 270 centavos de dólar por libra-peso.

 

Já o vencimento Julho-25 (encerrou a semana @ 249,30 centavos de dólar por libra-peso) encontra suportes @ 247,50 / 245 / 238 / 232 centavos de dólar por libra-peso e resistências @ 260 e 263 centavos de dólar por libra-peso.

 

Confirmando a quebra da próxima safra 25/26 - e já mencionando o risco de potencial geada no inverno durante o próximo período maio-agosto-25 - não tem como não continuar construtivo para os próximos meses. Salvo se o “cisne negro” vier nos visitar!

 

Produtor atenção:

 

- se tiver realizado vendas / travas futuras para as próximas safras 25/26 e 26/27 e já estiver preocupado se terá produção suficiente na sua lavoura para honrar seus compromissos, então compre um seguro para se proteger contra eventuais altas do mercado – uma “call-spread*”...

 

- se ainda não tiver vendido, então aproveite para proteger os preços atuais comprando uma “put-spread*” e deixando para assumir compromissos apenas quando tiver “certeza” da sua produção futura e ficar livre para continuar participando da eventual alta do mercado!

 

Sigo positivo para o médio/longo prazo com NY superando os 300 centavos de dólar por libra-peso e superando os 2.000 R$/saca para o café arábica tipo 6!  (Marcelo Fraga Moreira é um profissional há mais de 30 anos atuando no mercado de commodities agrícolas, escreve este relatório sobre café semanalmente como colaborador da Archer Consulting)