26/01/2026

Caminhada mostra que Nikolas Ferreira é hoje o maior influencer do Brasil

Caminhada mostra que Nikolas Ferreira é hoje o maior influencer do Brasil

 

O deputado Nikolas Ferreira lidera caminhada em direção a Brasília. Foto Reprodução via Instagram

 

Por Fabiano Lana

 

Ato representa a política como performance e não exatamente como conteúdo. Tanto que as verdadeiras razões para a caminhada ainda permanecem difusas.

 

Um dos incontáveis efeitos da internet na dinâmica das sociedades foi colocar a política como um dos ramos do entretenimento. Mais do que confronto de ideias, além da disputa pelo poder, cada político precisa se tornar um personagem que entra diariamente na vida das pessoas por meio de seu celular. Deve se tornar um ator a chamar atenção de maneira incessante.

 

Nesse parâmetro, o deputado mineiro Nikolas Ferreira (PL-MG) é imbatível. Transformou-se na atração com maior engajamento do Brasil, superior a qualquer um da classe artística.

 

Confiram os números de suas postagens que relatam essa caminhada de cerca de 240 km entre os municípios de Paracatu (MG) e Brasília (DF). Um parlamentar de primeiro mandato, 29 anos, conseguiu ser um foco das atenções da sociedade brasileira por cerca de uma semana. Foram mais de 200 milhões de views de seus vídeos de esforço físico auto-infligido.

 

Obrigou parlamentares de direita a interromperem suas férias para seguir com ele pela estrada, incluindo até mesmo um filho de Jair BolsonaroCarlos Bolsonaro. O pequeno grupo inicial se tornou uma multidão nas proximidades da capital federal, até ser dispersado por raios e tempestades. Antes famoso pelas redes, Níkolas mostra que também é bom de acting no mundo não virtual.

 

Houve também, por outro lado, inegável dor de cotovelo de integrantes da esquerda, no sentido de desmerecer o movimento, que crescia a cada quilômetro andado. O Partido dos Trabalhadores tentou até proibir o evento, o que seria um sucesso ainda maior para Nikolas, que passaria por perseguido. Simpatizantes lhe ofereceram até colete à prova de balas, para tornar a história toda mais atrativa.

 

Por outro lado, militantes em todo o Brasil fizeram suas próprias postagens sobre o deputado, com toques bíblicos à iniciativa.

 

Apareceu até gente para lavar os pés do rapaz, algo difundido pelas redes. É toda a tecnologia do século 21 para contar histórias que soam com as da antiguidade – em certo sentido, como humanos, não avançamos, seguimos presos a mitos e parábolas.

 

Há gente que já sonha em ver o parlamentar futuro presidente da República num futuro qualquer. Uma renovação da direita que não se vê entre os grupos oponentes.

 

É a política como performance e não exatamente como conteúdo. Tanto que as verdadeiras razões para a caminhada ainda permanecem difusas. Era um movimento pela liberdade de Bolsonaro? Contra a corrupção? Contra os abusos do Supremo Tribunal Federal?

 

Na verdade, não importa muito em relação aos objetivos atingidos: chamar atenção. Nikolas conseguiu provar ao seu grupo político e à oposição que hoje é o principal mobilizador da sociedade brasileira. Onde isso vai dar, ninguém sabe ao certo (Estadão, 26/1/26)

 



Ato de Nikolas reúne cerca de 18 mil pessoas em Brasília

Caminhada

 

Contagem foi feita a partir de 24 imagens aéreas tiradas em dois horários diferentes.

 

A manifestação liderada por Nikolas Ferreira reuniu cerca de 18 mil pessoas na Praça do Cruzeiro em Brasília, neste domingo (25), segundo o mapeamento do Monitor do Debate Político, da USP, em parceria com a ONG More in Common.

 

A contagem foi feita a partir de 24 imagens aéreas tiradas em dois horários diferentes, às 10h45 e às 15h15. As imagens foram analisadas com software de inteligência artificial e consideram uma margem de erro de 12%, com uma variação entre 15,8 mil e 20,1 mil pessoas no momento de pico.

 

Em nota, a Secretária de Segurança Pública do Distrito Federal informou que não divulga estimativa ou números aproximados de participantes em eventos públicos.

 

O movimento ocorre em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e contra as condenações referentes aos crimes cometidos em 8 de janeiro de 2023 na Praça dos Três Poderes.

 

Durante o ato, um raio atingiu as proximidades da Praça do Cruzeiro, em Brasília, e deixou cerca de 30 pessoas feridas. O incidente ocorreu quando uma forte chuva caía sobre a concentração de manifestantes que aguardavam a chegada do deputado.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as vítimas que estavam no local receberam atendimento imediato das equipes de resgate.

 

O ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL), Padre Kelmon, o senador Marcos do Val (Podemos), os deputados Zé Trovão (PL-SC), Filipe Barros (PL-PR), Carlos Jordy (PL-RJ) e outros parlamentares participam do ato com Nikolas.

 

A caminhada foi iniciada na última segunda-feira (19) em Paracatu, interior de Minas Gerais, em direção a Brasília. No Distrito Federal, a última fase do ato teve início por volta das 10h.

 

Em seu discurso o deputado criticou o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), durante seu discurso e solicitou para que os manifestantes não promovessem "invasões". Segundo ele, todas as articulações devem ocorrer por meio do diálogo.

 

"Nós não vamos vencer a tirania de Moraes na marra. Nós não vamos ganhar assim, nós não vamos vencer invadindo nenhum lugar. Sabe como vamos vencer? Acordados, ativos, falando, usando a sua voz. Gaste a sua energia para poder conversar, dialogar", disse Nikolas (CNN Brasil, 25/5/26)