‘Cenas surreais de Lula 3’, afirma Tereza Cristina, sobre invasões do MST
LULA Foto Reprodução-MST
Por Artur Piva
Volta do petista ao Brasil foi marcada por invasões do grupo.
Invasão do MST em uma área da Embrapa em Pernambuco | Foto: Reprodução/MST
O retorno do presidente Lula ao Brasil foi marcado por invasões do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Os atos ocorreram poucos dias depois de João Pedro Stédile, um dos líderes do grupo e membro da comitiva presidencial, anunciá-los. A situação é “surreal”, de acordo com Tereza Cristina, ministra da Agricultura durante o governo Bolsonaro.
“Cenas surreais de Lula 3: Stédile viaja para China na comitiva presidencial e, na volta, o MST invade nove fazendas – até a área de conservação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)“, escreveu. “Além de seis sedes do Incra, inclusive em Mato Grosso do Sul.”
Lula e as cenas surreais do MST
Os sem-terra deram início a uma série de invasões no domingo 16, mesmo dia em que o presidente Lula retornou de sua visita à China. Durante a viagem, Stédile disse que o movimento faria as invasões em abril e nos outros meses.
Entre as terras invadidas desde o fim de semana, uma fazenda produtiva da Suzano. É a segunda vez neste ano que terras da empresa são invadidas pelo grupo.
Além disso, o grupo também invadiu áreas de preservação da Embrapa em Pernambuco e sedes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Minas Gerais, Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Distrito Federal. Ou seja: as invasões do MST se espalharam por sete Estados e a capital do país (Revista Oeste, 18/4/23)