China aumenta 45% das importações após safra recorde de soja no Brasil
SOJA (imagem- Getty Images)
A China aumentou em 45% as importações de soja do Brasil em agosto em relação ao ano anterior. O reforço tem relação com a safra recorde registrada este ano.
Os dados da Administração Geral de Alfândega divulgados desta quarta-feira (20) mostram que os chineses importaram 9,09 milhões de toneladas de soja do Brasil no mês passado, sendo quase todo o volume das 9,36 milhões de toneladas do produto que chegou à China em agosto.
O total de embarques em solo brasileiro foi de 47,99 milhões de toneladas até agora neste ano, um aumento de 17,3% em comparação com o mesmo período do ano passado.
No entanto, a participação de mercado do Brasil na China permaneceu a mesma, embora os compradores chineses tenham aumentado as compras do maior fornecedor mundial devido aos preços atraentes da safra recorde de soja brasileira deste ano.
As chegadas de soja dos Estados Unidos em agosto, o segundo maior fornecedor da China, caíram 58% em comparação com o mesmo mês do ano anterior, para 120.073 toneladas (Money Times com Reuters, 20/9/23)