10/03/2025

China eleva a 79% fatia nas exportações de soja do Brasil no 1º bimestre

China eleva a 79% fatia nas exportações de soja do Brasil no 1º bimestre

 embarques de soja. Foto Claudio Neves - Portos do Paraná

As exportações de soja do Brasil que tiveram como destino a China no primeiro bimestre subiram para 79%, contra 75% no mesmo período do ano passado, anunciou a Anec (Associação Nacional dos Exportadores de Cereais) nessa quinta-feira (6).

 

A alta na fatia nos embarques brasileiros para a China, maior importador mundial de soja, aconteceu em meio a um recuo nas exportações totais do Brasil nos dois primeiros meses do ano. As exportações do Brasil, maior produtor e exportador global, somaram 10,7 milhões de toneladas no primeiro bimestre, ante 12 milhões de toneladas em 2024.

 

A China divulgou nesta sexta-feira (7) que houve um aumento de 4,4% nas importações de soja no primeiro bimestre de 2025. O país importou 13,61 milhões de toneladas, mostraram dados da alfândega chinesa, em linha com as expectativas do mercado.

 

A elevação ocorreu em meio a uma esperada guerra comercial de chineses com os Estados Unidos após a posse de Donald Trump.

 

Os EUA subiram a taxa de importação de todos os produtos chineses para 20%, enquanto a China passará a cobrar 10% da soja norte-americana a partir da próxima semana. A Anec avaliou que esse cenário "pode aumentar a demanda pelos produtos brasileiros", mas ponderou que "o país pode não usufruir totalmente dessa oportunidade de mercado, já que a logística interna ainda é um fator limitante no escoamento da produção" (Reuters, 7/3/25)