China planeja ampliar quantia de terra para plantio de soja
A China planeja expandir a quantidade de terra utilizada para plantio de soja e outras oleaginosas em cerca de 330 mil hectares em 2019, declarou nesta quinta-feira o Ministério da Agricultura.
A pasta não deu números para a área de plantio de oleaginosas do país em 2018, mas a área da soja no ano-safra 2017/18, que terminou no último mês de setembro, foi de 8,245 milhões de hectares. A grande maioria da safra de oleaginosas da China é composta por grãos de soja.
O anúncio desta quinta-feira vem após a China divulgar seu primeiro comunicado de política do ano mais cedo na semana, destacando um plano para impulsionar a produção doméstica de soja.
A promessa surge conforme Pequim se mantém em uma guerra comercial com os Estados Unidos, seu segundo maior fornecedor de soja, apesar de conversas recentes entre os dois lados buscarem o fim da disputa.
Pequim vai aumentar ainda mais os subsídios para agricultores do norte do país para ajudar a expandir a área de plantio na região, disse o anúncio do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais em seu website.
A China também planeja desenvolver e promover novas variedades de grãos de soja com altos rendimentos de óleo e proteína. A nação utiliza os grãos principalmente para produzir farelo de soja, usado como ração animal.
Apesar do impulso na produção doméstica, o ministro da Agricultura, Han Changfu, disse na quarta-feira que a China deve continuar dependendo de importações para o suprimento de soja (Reuters, 21/2/19)