Chuva agrícola alcança Sudeste e Centro-Oeste na próxima semana
Meteorologistas alertam, no entanto, que ainda não são precipitações que vem para ficar.
A chuva deve avançar pelo Centro-Sul do Brasil na primeira semana de setembro. Os três estados do Sul devem registrar acumulados acima dos 100 milímetros. As precipitações alcançam São Paulo também, com até 30 milímetros no sul do estado. O sul do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de Mato Grosso do Sul devem receber aproximadamente 15 milímetros.
Também choverá mais que o normal no centro e norte do Amazonas, norte do Pará e em Roraima, com acumulados de pelo menos 30 milímetros.
Previsões mais estendidas indicam chuva espalhando pelo Brasil agrícola no início da segunda quinzena de setembro. “Apesar da precipitação vir cedo, ela não será regular. A expectativa é de tempo seco e de calor intenso na primeira quinzena de outubro no Sudeste e Centro-Oeste. O início da regularização do regime de chuva só deve acontecer na segunda metade de outubro”, diz o meteorologista da Somar Celso Oliveira.
Por enquanto, a expectativa é de tempo seco em grande parte do país nesta semana. Na maior parte dos estados onde chove, o acumulado será baixo e pontual.
Somente o Sul receberá chuva mais intensa com acumulado de pelo menos 15 milímetros no sudeste do Paraná, centro e leste de Santa Catarina e na maior parte do Rio Grande do Sul. No extremo sul gaúcho pode chover mais de 100 milímetros em apenas 24 horas na próxima sexta-feira, 30.
Vai chover mais que o normal para época do ano no norte do Espírito Santo, nordeste de Minas Gerais, litoral e Zona da Mata da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Acre e no centro e oeste do Amazonas. Em todas essas áreas, o acumulado oscila entre 15 e 30 milímetros (Canal Rural, 27/8/19)