CNC: Balanço Semanal de 7 a 11 de Maio de 2021
O Conselho Nacional do Café (CNC) é o principal fórum privado de discussão da política cafeeira no país, congregando as maiores cooperativas e associações de cafeicultores de diversas origens produtoras. Há 40 anos o CNC faz história e vem conquistando cada vez mais espaço e prestígio. Nesse período, inovou sua governança institucional com o estabelecimento de quatro Comitês Técnicos (Sustentabilidade, Pesquisa & Tecnologias, Estatísticas e Comunicação) a fim de estimular a intercooperação entre os membros do Conselho, favorecendo a organização setorial da cafeicultura e o avanço de pautas prioritárias e mútuas.
Como guardião do Funcafé, o CNC tem trabalhado para a disponibilização de sucessivos orçamentos recordes ao setor e acompanhado de perto todos os trâmites necessários à liberação dos recursos, garantindo que eles cheguem efetivamente aos cafeicultores. Nos últimos anos, o CNC ampliou seus acordos de cooperação e, por meio das parcerias estabelecidas, disponibiliza informações estratégicas de qualidade ao setor e busca a implantação de um programa de pagamentos por serviços ambientais aos cafeicultores. Na esfera internacional, o CNC participa dos esforços para a modernização da OIC, contribuindo para a revisão do Acordo Internacional do Café e para os trabalhos da Força Tarefa Público Privada do café. O CNC não para e sempre atuará em defesa da cafeicultura brasileira, principalmente dos cafeicultores e de suas cooperativas de produção, por isso temos muito a celebrar.
Em ano pandêmico, a entidade teve que se reinventar e vai realizar, no dia 08 de julho, um evento virtual em comemoração aos 40 anos de história. O evento trará temas diversos, com especialistas renomados para abordar assuntos da atualidade. Para abrir a cerimônia, teremos a presença online da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina; do presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB), Márcio Lopes; do presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Dr. João Martins; e do presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles. Um dos temas abordados será a principal vulnerabilidade da cafeicultura mundial e brasileira pós pandemia, comentada pelo diretor vice-presidente da StoneX Financial Inc., Albert Scalla. Também teremos o professor e meteorologista Luiz Carlos Molion que vai explicar sobre as mudanças climáticas e os reflexos na produção de café. Endividamento rural será o tema da palestra do diretor do Departamento de Crédito e Informação da Secretaria de Política Agrícola do MAPA, Wilson Vaz de Araújo.
Relevância social e econômica da cafeicultura para o Brasil será abordado pelo superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras do Espírito Santo (OCB/ES), Carlos André Santos de Oliveira. Já o presidente do CNC, Silas Brasileiro, irá explicar sobre a nova governança da entidade. E, como sustentabilidade é um assunto prioritário na pauta do CNC, não poderia faltar uma palestra inovadora sobre o tema. Vanessa Vilela, fundadora da marca Kapeh, irá mostrar o café como você nunca viu, através de especiarias extraídas do fruto. Ao final das palestras, uma mesa redonda com o Conselho Diretor da entidade debaterá os temas.
Os 40 anos do CNC conta o apoio das cooperativas associadas. “São quatro décadas que o CNC vem desempenhando importante papel na difusão das ações em prol dos cafeicultores e de suas cooperativas. Este evento será de muito aprendizado e homenagens emocionantes a todos que fizeram e fazem parte desta história”, conclui Silas Brasileiro. O evento será gratuito, transmitido, ao vivo, no canal do Youtube e no site comemorativo dos 40 anos do CNC. Acesse https://cncafe.com.br/40anos/ e fique por dentro de tudo o que vai acontecer.
RECURSOS FUNCAFÉ
Os secretários de Política Agrícola e o Diretor de Comercialização e Abastecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com base nos critérios definidos na Portaria SPA/MAPA n°19, publicaram no Diário Oficial da União, da última quarta-feira (09), aviso comunicando os valores atribuídos a cada agente financeiro os recursos do Funcafé na safra 2021/2022. No total, 34 instituições financeiras foram habilitadas, totalizando uma demanda de R$ 5.952.912.000,00.
O Conselho Nacional do Café (CNC) reconhece o empenho do Mapa em liberar mais recursos do Funcafé para a safra 2021/2022. “O valor para a próxima safra superou nossas expectativas, são 4,08% a mais que a safra atual (2020/2021). Desta forma, o setor cafeeiro disponibilizará de mais recursos ao alcance dos produtores e cooperativas”, ressaltou o presidente Silas Brasileiro.
Em sua terceira edição, o Fórum Mundial de Produtores de Café tem como objetivo a criação de Planos Nacionais de Sustentabilidade do setor cafeeiro. O evento, que acontecerá no dia 15 de julho, vai reunir, virtualmente, diversas autoridades de vários países, desta vez, em Ruanda, na África. O Fórum acontece a cada dois anos e já contemplou a Colômbia e o Brasil. A segunda edição, em 2019, em Campinas/SP, foi organizada pelo Conselho Nacional do Café (CNC) em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha (Minasul). A cada edição são esperados representantes dos produtores rurais, indústrias, governos, agências multilaterais e ONGs de mais de 40 países.
Para o presidente do CNC, Silas Brasileiro, o Fórum é uma excelente oportunidade para reunir e debater mundialmente sobre o futuro do setor cafeeiro. “Precisamos pensar nas gerações de cafeicultores futuras, em tornar a produção de café cada vez mais sustentável, com garantia de renda digna aos produtores”, ressaltou.
Neste ano, a reunião será virtual por conta da pandemia do Covid-19, porém com especialistas com o mesmo know-how das edições passadas. O Fórum deste ano irá abordar a prosperidade dos cafeicultores e a sustentabilidade da cadeia de valor mundial do café. O objetivo do evento é analisar e desenvolver uma agenda ambiciosa rumo à verdadeira prosperidade da produção de café, que permite que cada geração de produtores tenha as condições de vida melhores que a geração anterior.
O Fórum será dividido em duas partes: a primeira, que acontecerá em julho deste ano, virtualmente, que servirá de base para a consolidação do conceito de prosperidade dos cafeicultores e a cooperação internacional necessária para alcançá-la. A segunda parte será presencial na cidade de Kigali, Ruanda, em julho de 2022, e terá como foco a apresentação das diretrizes dos Planos Nacionais de Sustentabilidade da Produção de Café que visam ajudar os países produtores a desenvolver tais planos. Um percurso virtual por terrenos cafeeiros na Ruanda trará aos participantes do evento a oportunidade de explorar e descobrir diferentes modelos de cafezais.
O Terceiro Fórum Mundial de Produtores de Café contará com a participação da Ministra de Agricultura da Ruanda, Dra. Gerardine Mukeshimana, do ex Primeiro Ministro da Etiópia, Hailemariam Desalegn, do ex-presidente da Costa Rica, José María Figueres, do Banco Mundial, entre outras autoridades. O evento online será gratuito e terá tradução em inglês, espanhol, francês e português. Para se inscrever é só acessar o link: https://www.worldcoffeeproducersforum.com/pr/#schedule (Assessoria de Comunicação, 11/6/21)