07/03/2022

Com guerra, Ucrânia pode não conseguir plantar e Rússia não exportar

Com guerra, Ucrânia pode não conseguir plantar e Rússia não exportar

GUERRA UCRANIA RUSSIA Imagem xbrchx Shutterstock

Com o conflito entre Ucrânia e Rússia, os possíveis efeitos sobre grãos são que a Ucrânia pode não conseguir plantar, e a Rússia pode não conseguir exportar, disse o sócio-diretor da consultoria MB Agro, José Carlos Hausknecht, em live promovida pelo Broadcast. "Isso traria uma restrição de oferta nos mercados internacionais", disse. A região tem produção relevante de milho e trigo.

No caso da Ucrânia, a produção está mais sujeita a problemas. "Está tendo uma guerra lá, e isso provavelmente terá efeito sobre o plantio", disse o representante da MB Agro. "Hoje estamos na entressafra, o plantio vai começar em abril. Se não se plantar na Ucrânia, ela é a quarta maior exportadora de milho do mundo, então teremos um efeito grande sobre mercado."

No caso da Rússia, conforme Hausknecht, o risco de não plantar é menor. "Eles têm fertilizante e tudo para continuar plantando. A guerra não está lá. Ninguém sabe como vai evoluir a guerra, mas a princípio eles vão plantar uma safra normal, até porque os preços estão bons, e eles precisam de reservas."

A questão, segundo ele, é se, depois da colheita, o produto poderá ser escoado ao mercado internacional. "Normalmente boicotes não afetam alimentos, mas a gente não sabe como vai evoluir isso", afirmou. "O mercado internacional já está precificando esse risco. Mas não é que está faltando produto agora por causa da guerra, porque eles já exportaram a maior parte dos grãos que tinham para exportar" (Broadcast, 4/3/22)