08/07/2022

Combustível verde na aviação da UE ganha força no parlamento

Combustível verde na aviação da UE ganha força no parlamento

Combustível verde na aviação Foto Blog Capital Reset

De acordo com o texto aprovado, os fornecedores seriam obrigados a misturar um mínimo de 2% de combustível de aviação sustentável a partir de 2025. Parlamento ampliou a definição do que poderia ser um combustível “verde”.

 

 

O Parlamento Europeu apoiou hoje (7) regras históricas sobre combustível de aviação que estabelecem metas obrigatórias para a substituição do querosene por fontes de energia menos poluentes, mas ampliou a definição do que poderia ser um combustível “verde”.

 

Os requisitos, que se aprovados seriam inéditos no mundo, foram originalmente propostos pela comissão executiva europeia no ano passado para reduzir o impacto climático do setor de aviação, considerado responsável por até 3% das emissões globais.

 

De acordo com o texto aprovado, os fornecedores seriam obrigados a misturar um mínimo de 2% de combustível de aviação sustentável (SAF) no querosene a partir de 2025, subindo para 85% em 2050 – mais ambicioso do que a meta de 63% até 2050 originalmente proposta pela Comissão.

 

Nos termos da proposta original da Comissão, o SAF incluiria biocombustíveis obtidos a partir de resíduos reciclados e, em menor escala, sintéticos à base de hidrogênio ou combustíveis produzidos a partir de fontes de energia renováveis.

 

Mas a versão das regras aprovada pelo Parlamento Europeu estendeu a definição original de SAF da Comissão, adicionando combustíveis de carbono reciclado produzidos a partir de gás de processamento de resíduos e biocombustíveis produzidos a partir de gorduras animais ou destilados.

 

Antes da votação, o comissário de energia da União Europeia, Kadri Simson, pediu aos parlamentares que não ampliassem a definição de SAF e fossem cuidadosos com metas excessivamente ambiciosas.

 

Os parlamentares conseguiram alterar o texto no último minuto para excluir o uso de culturas alimentares e óleo de palma como SAFs, o que teria sido permitido em circunstâncias excepcionais no texto inicialmente preparado pelo Parlamento.

 

As regras serão agora apresentadas para aprovação pelos governos membros e pela Comissão da União Europeia (Reuters, 7/7/22)