Confira a previsão do tempo para esta quarta, 4, em todo o Brasil
Dia chuvoso no leste e norte do Paraná, seco no Maranhão e frio no Sul e Sudeste.
Sul
Ainda chove no leste e norte do Paraná em forma de pancadas isoladas, além de no Vale do Itajaí (SC). A precipitação é fraca e passageira. Todas as outras áreas da região seguem com tempo firme, sol e poucas nuvens.
O destaque do dia é o frio: as manhãs serão ainda mais geladas, com condição para geada na maior parte do território gaúcho, com exceção do leste, região metropolitana de Porto Alegre e extremo norte do Rio Grande do Sul.
A Marinha alerta para ressaca entre esta quarta e a quinta-feira, de Chuí (RS) a Laguna (SC). Há previsão de rajadas de moderada à forte intensidade na costa.
Sudeste
A frente fria segue atuando no Rio de Janeiro e um sistema de baixa pressão se forma na costa fluminense. A precipitação pode ser significativa nos litorais de São Paulo e do Rio de Janeiro, onde não se descarta eventuais trovoadas.
Pode chover de maneira mais isolada e com volumes menores no sul de Minas e também no centro sul paulista. Volta a chover na noite de quarta-feira em Vitória (ES).
Na faixa leste de São Paulo, incluindo a Região Metropolitana de São Paulo, as temperaturas entram em declínio e a chuva é fraca. As outras áreas têm condições para sol e temperaturas elevadas na parte da tarde.
Centro-Oeste
Os ventos frios chegam a Mato Grosso do Sul e Mato Grosso com menor intensidade, por isso as temperaturas conseguem subir à tarde, mas ainda são amenas ao amanhecer.
Pode chover de forma pontual de Campo Grande ao leste de Mato Grosso do Sul e da capital sul-mato-grossense à divisa com São Paulo devido à áreas de instabilidades. A precipitação pode vir acompanhada por trovoadas. Chove de forma pontual também no extremo noroeste de Mato Grosso.
O tempo fica firme nas demais áreas, com queda na umidade relativa do ar, sobretudo em Goiás e leste de Mato Grosso.
Nordeste
A quarta-feira segue com instabilidades do Recôncavo Baiano ao Rio Grande do Norte, por causa dos ventos úmidos do mar. Pode chover de maneira rápida e isolada, com fraca intensidade e baixos volumes acumulados. O sol aparece entre uma precipitação e outra, ajudando a elevar as temperaturas.
Todas as demais áreas seguem com o tempo firme e poucas nuvens, além das temperaturas elevadas. A umidade do ar fica abaixo do ideal nas horas mais quentes do dia em áreas do interior. Tempo seco também no Maranhão.
Norte
A chuva continua do Acre ao norte do Pará, com pancadas mais significativas em Roraima, Manaus e sul do Amazonas. Chove de maneira isolada e com volumes baixos no norte de Rondônia.
A metade sul do Pará e Tocantins têm mais um dia de tempo seco, com temperaturas elevadas e com baixos valores de umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia, além de elevado índice ultravioleta e condição propícia para queimadas (Canal Rural, 4/9/19)