Confira a previsão do tempo para esta segunda e terça-feira
Veja como ficam as condições no início da nova semana em todas as regiões do Brasil.
Segunda-feira, 12
Sul
Uma nova frente fria se forma e espalha temporais por todo o Rio Grande do Sul e grande parte de Santa Catarina. A nebulosidade predomina no território gaúcho, as temperaturas máximas caem e a chuva fica mais volumosa no norte do estado.
A frente fria avança no decorrer do dia e atinge também o Paraná, provocando pancadas isoladas de chuva no período da noite.
Atenção às fortes rajadas de vento, de até 70 km/h no Rio Grande do Sul e Santa Catarina e de até 60 km/h no Paraná.
Sudeste
A frente fria perde intensidade e a massa de ar seco predomina em praticamente toda a região, com exceção do litoral capixaba, onde há condições para pancadas isoladas de chuva. Na faixa leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, as primeiras horas do dia têm condição para nevoeiro e redução de visibilidade.
Logo o nevoeiro se dissipa, dando lugar ao sol e tempo aberto. As temperaturas sobem rapidamente e à tarde faz muito calor. Municípios da faixa leste de São Paulo, incluindo a capital e a região metropolitana podem registrar a maior temperatura do inverno nesse período.
Centro-Oeste
O tempo segue firme em praticamente toda a região. Há condição para chuva somente no sul de Mato Grosso do Sul, devido à aproximação de uma nova frente fria.
A maior parte da região tem tarde ensolarada e quente, com baixa umidade relativa do ar.
Nordeste
A chuva ocorre a qualquer momento do dia desde o litoral sul da Bahia até João Pessoa, na Paraíba. São pancadas fracas, intercaladas com períodos de melhoria, mas poucas aberturas de sol. Os volumes de chuva são menos significativos do que em dias anteriores.
O tempo fica firme no oeste baiano, interior de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí e grande parte do Maranhão.
Norte
A umidade ganha intensidade nos arredores de Belém (PA), onde a chuva vem forte e volumosa. Tempo instável no extremo norte da região e seco na metade sul, com temperaturas elevadas, favoráveis a queimadas e queda da umidade relativa do ar.
Terça-feira, 13
Sul
O frio retorna à região. Uma massa de ar seco e frio volta a atuar sobre o Rio Grande do Sul, diminuindo a condição para chuva, mas a nebulosidade ainda predomina na faixa leste gaúcha. Atenção para a queda das temperaturas no estado, sobretudo à noite.
Em Santa Catarina e no Paraná, chove em forma de pancadas rápidas e isoladas.
A tendência é que a massa de ar seco predomine nos próximos dias em toda a região, com queda significativa das temperaturas.
Sudeste
O tempo muda na região. Uma frente fria se aproxima e a nebulosidade aumenta, a começar por São Paulo, durante as últimas horas do período da manhã. Os ventos mudam de direção, passando a soprar do quadrante sul e com isso, as temperaturas diminuem consideravelmente à tarde.
Nos próximos dias, a frente fria deixa o tempo mais nublado e com frio em grande parte do Sudeste, especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Centro-Oeste
O dia traz condições para pancadas de chuva com trovoadas no sul de Mato Grosso do Sul e aumento da nebulosidade no oeste de Mato Grosso. As temperaturas diminuem um pouco, se comparadas com o início da semana, mas ainda sem frio extremo. No restante da região, o tempo segue firme e com temperaturas elevadas.
Nos próximos dias, uma nova frente fria vai derrubar as temperaturas em grande parte da região, principalmente em Mato Grosso do Sul.
Nordeste
A chuva perde ainda mais força no leste da região, mas ainda chove de forma fraca entre o litoral da Bahia e do Rio Grande do Norte. No norte do Maranhão também há condições para pancadas rápidas de chuva. Na maior parte da região, o tempo segue firme e seco.
A tendência é de que a chuva continue no decorrer da semana, sobretudo no interior baiano. Os dias consecutivos de chuva deixam o solo encharcado e favoráveis a eventuais deslizamentos.
Norte
O tempo praticamente não se altera na região, mantendo-se seco e com temperaturas elevadas na maior parte da área. A exceção é o sul de Rondônia, onde os termômetros registram uma leve queda, por conta da chegada de uma frente fria.
Deve haver pouca mudança nos próximos dias, com chuva concentrada no norte da região e tempo seco em áreas da faixa sul (Canal Rural, 12/8/19)