COP29: Bancada do agro quer que acordos passem pelo Congresso
Pessoas com guarda-chuva caminham perto do local da COP29 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática), em Baku, Azerbaijão. Foto Maxim Shemetov - Reuters
Bancada na Câmara enviará deputados ao evento em Azerbaijão para participar das discussões
Integrantes da bancada do agronegócio na Câmara defendem que os acordos firmados pelo Brasil na COP29 sejam aprovados pelo Congresso, principalmente pelo Senado.
Na mira dos parlamentares estão medidas de proteção ao meio ambiente negociadas pelas potências mundiais com o Brasil, como a lei antidesmatamento da União Europeia, cuja aplicação foi adiada.
Os congressistas reclamam que, enquanto esses países fazem altas exigências ao agronegócio brasileiro, eles mesmos não atuam com o mesmo rigor.
Uma comitiva de deputados do setor irá para a conferência climática que acontece até o dia 22 de novembro para participar das discussões.
Eles querem emplacar a visão do agro sobre temas como sustentabilidade, segurança alimentar e transição energética, e mostrar que o Brasil é uma potência no agronegócio com respeito ao meio ambiente.
Além do líder da comitiva, o deputado Zé Vitor (PL/MG), integram o grupo que vai ao evento os deputados Alceu Moreira (MDB/RS), Arnaldo Jardim (Cidadania/SP), Marussa Boldrin (MDB/GO), Pedro Lupion (PP/PR) e Zé Silva (Solidariedade/MG) (Folha, 15/11/24)