20/03/2025

COP30: Os 4 maiores problemas para discutir; solução passa pelo agro

COP30: Os 4 maiores problemas para discutir; solução passa pelo agro

Foto Divulgação

 

Por Gustavo R. Silva

 

Para Roberto Rodrigues, professor emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e ministro da Agricultura entre 2003 e 2006, quatro problemas persistem no Brasil e no mundo: segurança alimentar, transição energética, mudanças climáticas e desigualdade social.

 

Em evento organizado pelo Canal Rural, em parceria com a ESPM em São Paulo, Rodrigues destacou a importância da COP30, que ocorre no Brasil este ano. Segundo o ex-ministro, o evento é o mais importante da história contemporânea da agricultura brasileira.

 

O professor cita o momento de incertezas do agronegócio global, impactado por condições climáticas adversas. Ainda, a eleição do presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, foi citada como um fator que influencia o cenário, criando uma “confusão global”, nas palavras de Rodrigues.

 

Brasil e o agro na COP30

 

De acordo com o ex-ministro, os quatro problemas citados podem ser enfrentados pelo agronegócio e o Brasil tem na COP30 uma oportunidade perfeita de se posicionar como o grande líder global neste combate.

 

Para Rodrigues, as últimas décadas demonstram que o Brasil evoluiu em produtividade, com a inserção de novas tecnologias no campo. O professor estima que 130 milhões de hectares foram evitados de ser ocupados graças ao crescimento da produtividade.

 

Além da maior produtividade, que pode auxiliar na segurança alimentar, o ministro destacou a matriz energética brasileira, considerada única no mundo. Em relação a transição energética, a importância do etanol foi citada para a redução de gases poluentes.

 

O ex-ministro ainda destacou que o país deve utilizar o evento para demonstrar o comprometimento com o enfrentamento das mudanças climáticas e a desigualdade social. “Podemos mostrar que é possível combater esses quatro cavaleiros do apocalipse”, afirmou (Money Times, 19/3/25)