CTC abre processo de inovação aberta para desenvolver soluções para cana

CTC propôs desafios específicos, que orientarão a seleção das soluções para o setor canavieiro. Foto Wenderson Araujo – CNA
A companhia quer fazer parcerias com startups em quatro áreas.
O Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) abriu um processo de inovação aberta junto com a Venture Hub para desenvolver produtos e soluções tecnológicas para a cana-de-açúcar.
A companhia quer fazer parcerias com empresas em quatro áreas: sensoriamento remoto e imagens de satélite; visão computacional e drones; modelos de inteligência artificial com múltiplas entradas; e mapeamento de áreas no setor sucroalcooleiro.
O foco do programa de inovação aberta são startups “deeptechs” (empresas de alta inovação com soluções para desafios ambientais e sociais) e “ICTs” (que desenvolvem soluções a partir de pesquisas científicas), afirmou José Eduardo Azarite, vice-presidente de Inovação Corporativa da Venture Hub, em nota.
Para cada área, o CTC propôs desafios específicos, que orientarão a seleção das soluções. Quando escolhidas, as startups vão iniciar um processo de contato direto com as equipes técnicas do CTC. Se a companhia tiver interesse, pode executar uma prova de conceito para validar a eficácia da solução desenvolvida.
Segundo Camilla Dojicsar Macedo, gerente executiva de tecnologia da informação do CTC, não será só o CTC que terá acesso às soluções desenvolvidas, mas também outros players e a “comunidade corporativa” que envolve o CTC (Globo Rural, 23/3/25)