Desculpe Musk, Janjapaloosa não representa nossas mulheres e nem o Brasil!
BRASIL DE JOELHOS- IMAGEM PINTEREST - REPRODUÇÃO
Foto- Getty Images -Purepeople
Musk responde a Janja com risadas e diz que Lula perderá próxima eleição
Primeira-dama disse mais cedo 'fuck you, Elon Musk' em evento do G20.
O empresário dono do X (antigo Twitter) Elon Musk respondeu neste sábado (16) ao ataque da primeira-dama brasileira, Janja, com uma provocação política.
"Eles vão perder a próxima eleição", escreveu no X, com emojis de risada.
A declaração foi feita em resposta à publicação de um vídeo legendado em inglês da fala de Janja.
Mais cedo, a primeira-dama disse não ter medo de Musk, e utilizou uma expressão em inglês para atacá-lo.
"Fuck you, Elon Musk", disse Janja, com termos equivalentes a "vá se foder", para se referir ao empresário que assumirá um cargo no governo do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.
Musk é próximo ao bolsonarismo no Brasil e tem um histórico de enfrentamento com o STF (Supremo Tribunal Federal), com xingamentos ao ministro Alexandre de Moraes. A plataforma chegou a ser suspensa diante do descumprimento a decisões judiciais.
O empresário Elon Musk durante encontro do presidente eleito dos EUA Donald Trump com congressistas republicanos. Foto Brian Snyder - Reuters
A declaração foi dada durante o Cria G20, painel do G20 Social, organizado pelo governo Lula (PT) para fazer uma ponte entre temas tratados pelo grupo e a sociedade civil.
O painel em que a primeira-dama deu a declaração tinha a presença do influenciador Felipe Neto. Em seu discurso, que foi de improviso (ela estava na plateia), Janja disse que o painel era um dos mais relevantes do encontro internacional.
"A gente falou da regulamentação das redes sociais, das plataformas. Sempre tenho falado que não é uma questão local, se a gente não fizer essa discussão de uma forma global, a gente não vai conseguir vencer. Não adianta ter leis no Brasil —e está difícil de acontecer, a gente sabe todos os empecilhos—, se a gente não discutir essa questão de forma global", disse.
"Discute nas Nações Unidas, mas a gente sabe que a nova governança global também precisa olhar para isso. Porque não adianta nada fazer isso, e os Estados Unidos chegarem e [dizerem] 'não vamos fazer'. (...) Não é mais possível a gente viver nesse mundo digital de desinformação", afirmou.
Nos bastidores, diplomatas e integrantes do governo expressaram irritação com o comentário da primeira- dama, afirmando que o xingamento pode atrapalhar a tentativa do governo brasileiro de ter uma relação pragmática com o futuro governo Trump. Além disso, classificam a declaração como contraproducente na tentativa de chegar a um consenso e reduzir atritos com a Argentina durante o G20.
Os Estados Unidos, agora sob o comando de Trump, terão Musk no cargo de chefe do novo Departamento de Eficiência Governamental, junto com Vivek Ramaswamy, ex-adversário de Trump nas primárias do Partido Republicano. O anúncio foi feito na última terça-feira (12).
O Departamento de Eficiência Governamental é um órgão que será criado por Trump e terá a sigla DOGE, em provável referência à criptomoeda Dogecoin, apoiada por Musk em diversas ocasiões.
Não está claro qual será o papel do novo departamento dentro do governo americano —se ele terá poder de fato, ou se existirá apenas para analisar e propor a outros departamentos os cortes anunciados por Trump. No comunicado, o presidente eleito sugeriu que o departamento funcionará "do lado de fora do governo", mas não entrou em detalhes (Folha, 17/11/24)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto- Lula Marques - Agência Brasil
Sem citar diretamente fala da primeira-dama, presidente disse em evento do G20 no Rio que 'não temos que ofender ninguém'
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse neste sábado (16) em evento no Rio que "não temos que xingar ninguém".
A declaração foi dada no festival Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, após fala da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, contra Elon Musk.
"Eu queria dizer para vocês que essa é uma campanha em que a gente não tem que ofender ninguém, não temos que xingar ninguém. Nós precisamos apenas indignar a sociedade", disse o petista, sem citar diretamente o episódio no qual Janja disse "fuck you" ao bilionário dono do X.
O uso da expressão em inglês equivalente a "vá se foder" foi feito por ela horas antes, no painel do G20 Social, organizado pelo governo Lula para fazer uma ponte entre temas tratados pelo grupo e a sociedade civil.
tom de brincadeira, disse: "Acho que é o Elon Musk". Na sequência, emendou: "Eu não tenho medo de você. Inclusive, fuck you, Elon Musk".
Horas depois, no X, Musk respondeu a uma publicação com o vídeo de Janja legendado para o inglês. "Eles vão perder a próxima eleição", escreveu, com emojis de risada (Folha, 17/11/24)