Dia Mundial do Café: Quais países mais bebem café no mundo
CAFEZINHO - IMAGEM FREEPIK
Por David Lucena
Brasil não fica nem entre os dez primeiros quando se considera o consumo por pessoa.
Uma das bebidas mais consumidas no mundo, o café, celebrado neste dia 14 de abril com o Dia Mundial do Café, tem nos países escandinavos as taxas de ingestão por pessoa mais altas do mundo.
Finlândia e Suécia lideram o ranking dos maiores bebedores do planeta, segundo a OIC (Organização Internacional do Café), que congrega os números de todas as nações –referentes ao ano de 2021, período completo mais recente disponibilizado pela entidade.
Não muito atrás na lista aparecem Noruega e Dinamarca. E o Brasil, você pode estar se perguntando? Não figura nem no top 10. Aliás, dos dez primeiros colocados, apenas um não está na Europa. Trata-se de outra nação latino-americana (dica: não é a Colômbia).
Em tempo: a OIC esclarece que existem pequenas nações sujeitas a anomalias, que tecnicamente têm um consumo per capita mais elevado. No entanto, devido aos tamanhos do consumo e da população, essas não podem ser consideradas representativas. É o caso, por exemplo, de Luxemburgo, Maldivas e Belize (Folha, 14/4/24)