Eleições em foco – Por Tarcisio Angelo Mascarim
As eleições de 2018 estão chegando, ocasião em que teremos a substituição do atual Congresso Nacional, com novos deputados federais, senadores e o Presidente da República. Isso ficará a nosso cargo, pois teremos que votar em algumas pessoas.
Para fazermos boas escolhas, precisamos pesquisar bastante. Nem sempre votamos na pessoa certa, ou seja, naquela pessoa que vem ao mundo com a missão de impulsionar e acelerar a sua evolução. Estas pessoas iluminadas, homens ou mulheres, estão por aí ensinando e repartindo o amor, o respeito, a esperança e a dignidade com o próximo.
Para colaborar com a escolha, cito uma pessoa que foi inteligente, humana, sensível e promoveu ações que mudaram significativamente o rumo da história do seu País. Infelizmente, esta pessoa não era brasileira, mas é um belo exemplo a ser seguido.
Seu nome era Abraham Lincoln. A partir de busca feita no Google, tomo a liberdade de transcrever um resumo do seu curriculum:
Abraham Lincoln nasceu em 12.01.1809, em Hodgenville, Kenthcky, EUA. Foi o 16º Presidente dos Estados Unidos. Perdeu seu pai quando tinha 8 anos e sua mãe quando tinha 10 anos, o que mostra uma infância de muito trabalho e dificuldades, na qual teve que lutar para conseguir se sustentar e ao mesmo tempo conquistar uma educação formal.
Na maioridade se formou advogado e atuava nas áreas rurais. Já como capitão participou da guerra contra os nativos Black Hawk. Após o conflito, iniciou sua carreira política como parlamentar por Illinois, posto que permaneceu por 8 anos. Além de se tornar líder do Whig Party, grande parte de seus membros inclusive Lincoln, dariam origem ao Partido Republicano. Lincoln casou-se com Mary Todd e teve quatro filhos, mas apenas um viveu até a idade adulta. Em 1858 perdeu a corrida para o senado, mas conquistou reputação nacional, o que lhe valeria a nomeação republicana para a corrida presidencial em 1860.
Como presidente, Lincoln faz do Partido Republicano uma forte organização nacional. Mas o destaque de sua biografia viria logo após a sua posse: a maneira como conduziu o conflito com os Estados Confederados do Sul, naquilo que ficou conhecida como a Guerra Civil Norte-Americana, o mais importante conflito travado dentro dos Estados Unidos até os dias atuais. Seu mérito foi unir as diferentes correntes políticas do Norte, conter os avanços militares dos estados do Sul e abolir a escravidão.
Acima de tudo, Lincoln impediu que o seu país se dividisse em dois, o que certamente resultaria na falência do sistema democrático norte-americano.
A 1º de janeiro de 1863, emitiu a Proclamação da Emancipação, que decretava livres os escravos. Foi reeleito em 1864, graças ao triunfo militar na guerra. Em seu planejamento para a paz, o presidente foi flexível e generoso, encorajando os sulistas a depor as armas e juntar-se rapidamente à União.
Infelizmente, numa sexta-feira, 14.04.1865, Lincoln foi assassinado no Teatro Ford, em Washington, por John Wilkes Booth, um ator simpático à causa dos Estados Confederados. Pouco após sua morte, porém, Lincoln já era reconhecido como um dos mais importantes presidentes dos Estados Unidos, aclamado pela sua capacidade de liderança num dos momentos mais difíceis da história de seu país.
Como autodidata, Abraham Lincoln se destacou pelas suas frases e pensamentos, dos quais cito alguns entre os mais de centenas:
“Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder.”
“Eu entendo que um homem possa olhar para baixo, para a terra, e ser um ateu: mas não posso conceber que ele olhe para os céus e diga que não existe um Deus.”
“O êxito da vida não se mede pelo caminho que você conquistou, mas sim pelas dificuldades que superou no caminho.”
“Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar todas por todo o tempo.”
“É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do que falar e acabar com a dúvida.”
“Senhor, minha preocupação não é se Deus está ao nosso lado; minha maior preocupação é estar ao lado de Deus, porque Deus é sempre certo.”
“Quando pratico o bem, sinto-me bem; quando pratico o mal, sinto-me mal. Eis a minha religião.”
“É difícil tornar infeliz o homem que se sente digno e louva o grande Deus que o criou.”
“A democracia é o governo do povo, pelo povo, para o povo.”
“Não fortalecerás os fracos por enfraquecer os fortes. Não ajudarás os assalariados se arruinares aquele que os paga. Não estimularas a fraternidade se alimentares o ódio.”
Abraham Lincoln se destacou também pelo discurso de Gettysburg, que é o mais famoso discurso do presidente dos Estados Unidos. Foi proferido na cerimônia de dedicação do Cemitério Nacional de Gettysburg, na tarde do dia 19.11.1863, quatro meses depois da vitória na batalha de Gettysburg, decisiva para o resultado da Guerra de Secessão.
Em apenas 272 palavras, ditas em menos de dois minutos, Lincoln invocou os princípios da igualdade da Declaração de Independência e definiu o final da Guerra Civil como um novo nascimento da Liberdade que iria trazer a igualdade entre todos os cidadãos, criando uma nação unificada em que os poderes dos estados não se sobrepusessem ao “Governo do Povo, pelo Povo, para o Povo”.
O discurso: “Há 87 anos, nossos pais deram origem neste continente a uma nova Nação, concebida na Liberdade e consagrada ao princípio de que todos os homens nascem iguais. Encontramo-nos atualmente empenhados em uma grande guerra civil, pondo à prova se essa Nação, ou qualquer outra assim concebida e consagrada, poderá perdurar. Eis-nos em um grande campo de batalha dessa guerra. Eis-nos reunidos para dedicar uma parte desse campo ao derradeiro repouso daqueles que, aqui, deram suas vidas para que essa Nação possa sobreviver. É perfeitamente conveniente e justo que o façamos”.
Eu não poderia deixar de citar também a famosa carta de Abraham Lincoln para o professor do seu filho. Ela não caberia neste artigo, então sugiro que a procurem na internet e leiam.
Para encerrar, chamo a atenção dos eleitores para pesquisarem bem os seus candidatos e votarem naqueles que realmente são iluminados, homens ou mulheres, que estão por aí ensinando e repartindo o amor, o respeito, a esperança e a dignidade com o próximo, assim como fez Abraham Lincoln (Tarcisio Angelo Mascarim é sócio e administrador da Mascarim & Mascarim Sociedade de Advogados. Leia mais artigos no www.tarcisiomascarim.com.br)