03/09/2024

Elon Musk ameaça fazer ‘apreensão recíproca’ de ativos do governo

Elon Musk ameaça fazer ‘apreensão recíproca’ de ativos do governo

Elon Musk ameaçou pedir bloqueio de contas do governo brasileiro nos EUA. Foto  Susan Walsh AP

 

Palácio do Planalto não comenta postagem de bilionário dono do X.

O bilionário e empresário Elon Musk ameaçou hoje apreender ativos do governo brasileiro em uma resposta ao bloqueio do X e de contas da Starlink, serviço de internet via satélite do grupo SpaceX. “A menos que o governo brasileiro devolva os bens ilegalmente apreendidos do X e da SpaceX, buscaremos apreensão recíproca de ativos do governo também”, ameaçou ele, em seu perfil no X, nesta segunda-feira, sem dar mais detalhes. Procurada, a presidência da República disse que não vai comentar.

 

A reportagem do Estadão/Broadcast apurou que não se trata de equipamentos, mas as contas que foram bloqueadas por conta da suspensão do X no Brasil após o bilionário descumprir a ordem de nomear um representante para ser o responsável pela empresa no País.

Postagem de Elon Musk ameaçando adotar medidas para também bloquear bens do governo brasileiro. Foto Reprodução via X

A mensagem de Musk acompanha um vídeo da rede americana CNN que mostra a apreensão do avião do ditador venezuelano Nicolás Maduro, na República Dominicana, pelo governo dos Estados Unidos. “Espero que Lula goste de voar em avião comercial”, ironizou o bilionário, na mesma postagem.

Nesta manhã, a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, por unanimidade, a decisão do ministro Alexandre de Moraes que suspendeu o X no Brasil e fixou multa diária de R$ 50 mil para quem usar VPN para burlar o bloqueio (Estadão, 3/9/24)