04/04/2018

Embrapa, Cocamar e empresas lançam rede para fomentar tecnologia no País

Embrapa, Cocamar e empresas lançam rede para fomentar tecnologia no País

A Rede ILPF lançada na sede da Embrapa, em Brasília, trata-se de uma associação para estimular o uso da tecnologia de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e ajudar a garantir que o Brasil alcance 19,3 milhões de hectares com ILPF até 2020, informou a Embrapa, em nota.

Participam da rede, além da instituição de pesquisa, a cooperativa Cocamar, de Maringá (PR), e as empresas John Deere, Soesp e Syngenta. "Estima-se que, hoje, cerca de 14,6 milhões de hectares no País sejam gerenciados com o uso de sistemas integrados", diz a nota da Embrapa.

A Rede ILPF, antes Rede de Fomento ILPF, foi transformada em uma associação a fim de "acelerar o processo de transferência de tecnologia, possibilitando uma ampla adoção da ILPF por parte de produtores em todo o País", justificou a Embrapa, acrescentando que a associação foi formada nos moldes de parceria público-privada.

De acordo com o presidente do Conselho Gestor da Rede ILPF e pesquisador da Embrapa, Renato Rodrigues, a expectativa é de que a associação possa contar com representantes de diferentes setores como a base florestal, cadeia produtiva do leite e de tecnologia da informação, por exemplo.

"Temos uma meta de captar 1 bilhão de dólares para financiar projetos de pesquisa e ações relacionadas à transferência de tecnologia. Entre as prioridades estão a definição de métricas para o reconhecimento internacional da ILPF como mitigadora de emissões de gases de efeito estufa e o desenvolvimento de uma plataforma digital de Ater (assistência técnica e extensão rural)", afirma o pesquisador da Embrapa Renato Rodrigues, presidente do Conselho Gestor da Rede ILPF.

De acordo com pesquisa encomendada pela Rede ILPF, em 2016 o Brasil possuía 11,5 milhões de hectares com algum tipo de sistema integrado, sendo que 83% dessa área são formados por sistemas de integração lavoura-pecuária (ILP), 9% por ILPF, 7% por sistemas de pecuária-floresta (IPF) e 1% de integração lavoura-floresta (ILF).

Com base na pesquisa de 2016, a Plataforma ABC, grupo multi-institucional formado para acompanhar a redução das emissões de gases de efeito estufa, estima que na safra 2017/18 a área com sistemas integrados chegue a 14,6 milhões de hectares. A projeção é que até 2020 a área chegue a 19,3 milhões de hectares (Broadcast, 3/4/18)