05/06/2019

Estações Meteorológicas ajudam o agricultor a ampliar produtividade

Estações Meteorológicas ajudam o agricultor a ampliar produtividade

Além de auxiliar na irrigação, equipamentos desenvolvidos pela Metos Brasil ajudam a detectar doenças nas plantas, a checar umidade do solo e a identificar janelas para pulverização de defensivos.

Cada vez mais a obtenção de elevadas produtividades pela já produtiva agricultura brasileira depende de um arranjo muito bem arquitetado pelo produtor, que envolve diversos fatores, como bons insumos, manejo adequado do solo, controle eficiente de pragas e doenças, boa gestão financeira e, obviamente, atenção ao clima. Nesse último quesito, o agricultor já conta com várias ferramentas. Uma das mais modernas soluções é um conjunto de estações meteorológicas desenvolvidas pela Metos Brasil. Reconhecidas pelo mercado por sua durabilidade, precisão e robustez, as soluções iMetos® realizam balanço hídrico e identificam inclusive possível estresse na planta por falta ou excesso de chuvas. 

Uma das soluções projetada pela Metos Brasil, a iMetos® AG, em sua configuração padrão, traz medições de temperatura e umidade relativa do ar, radicação solar global, velocidade do vento e precipitação. Com capacidade para suportar até 400 sensores, a estação é ideal para utilização em diferentes segmentos e atende as reais necessidades de cada projeto. Possui bateria recarregada por painel solar e conta com memória interna que pode armazenar até um ano de dados, além de múltiplas opções de conectividade para o envio das informações. 

O equipamento foi desenvolvido para armazenar informações na nuvem e disponibilizadas gratuitamente na plataforma FieldClimate.com ou via aplicativos para celular e tablets sem limite de usuários. A partir do acesso aos dados climáticos históricos na plataforma, o produtor poderá utilizar as ferramentas disponibilizadas pela Metos Brasil, como o manejo da irrigação de acordo com o balanço hídrico e umidade do solo, fazer a modelagem de riscos de doenças, identificar janelas ótimas para pulverização e cálculos de graus-dia, ponto de orvalho, evapotranspiração e soma térmica. 

A Metos Brasil oferece ainda ao produtor rural a iMetos® iMeteoPRO, uma estação simples que pode monitorar a precipitação e temperatura do ar, sendo indicada para mapear a distribuição pluviométrica em grandes áreas. Fácil de instalar, o equipamento também é muito utilizado para o monitoramento da umidade do solo e o nível de água em rios e represas. É possível ainda fazer o manejo da irrigação utilizando-se uma ampla gama de sensores de umidade do solo, como as sondas de perfil de umidade, temperatura e condutividade elétrica do solo. Outra opção que o equipamento disponibiliza é um sensor de umidade foliar que consegue estimar os riscos de desenvolvimento de doenças em cerca de 40 culturas diferentes. 

Fabricadas na Áustria, as estações meteorológicas da Metos conquistaram uma reputação mundial de robustez, durabilidade e alta precisão. São completamente automatizadas e os dados coletados podem ser acessados por computador, tablet ou celular, com informações transmitidas via 2G/3G, WiFi, Bluetooth, NB-IoT e LoRa. Atualmente a empresa acumula experiência adquirida com uma base total de 45 mil equipamentos instalados em 80 países.

Sobre a Metos Brasil

Pioneira e líder mundial em soluções de monitoramento e inteligência para o agronegócio, a Metos atua em mais de 80 países, sendo referência mundial e trabalhando em parceria com os principais players do mercado agrícola. Com tecnologia própria e equipamentos fabricados na Áustria, oferecem muito mais do que monitoramento climático ou previsão do tempo. Suas soluções disponibilizam informações completas e precisas sobre as fazendas. Os dados reais, e no momento certo, possibilitam a tomada de decisões rápidas e assertivas no dia-a-dia do campo, resultando em uma melhor gestão das janelas de plantio e colheita, riscos climáticos, alertas de riscos de doenças, antecipação, entre outros (Assessoria de Comunicação, 4/6/19)