Estoques de açúcar da Índia devem mais que dobrar com produção recorde
Os estoques de açúcar na Índia provavelmente mais do que duplicarão no final do ciclo de comercialização, enquanto o agora maior produtor mundial do produto se esforça para exportar um excedente, disse um importante órgão da indústria nesta terça-feira.
O aumento vai pressionar os preços locais, potencialmente forçando o país a tentar enviar mais açúcar para o exterior, o que poderia influenciar os preços globais , que já caíram 16 por cento este ano.
O país deve encerrar a temporada de comercialização em 30 de setembro com estoque de 10 milhões de toneladas, comparado com 3,87 milhões de toneladas no ano anterior, afirmou a associação da indústria (ISMA, na sigla em inglês).
"A produção está em um nível recorde. O estoque está aumentando, mas usinas não estão exportando açúcar devido a retornos mais baixos", disse um operador em Mumbai de uma empresa de comércio global.
A Índia até agora contratou exportação de somente 275 mil toneladas de açúcar de sua produção recorde de 32,25 milhões de toneladas, segundo operadores.
Com esse volume de produção, a Índia supera o Brasil, tradicionalmente o maior produtor global, em momento em que o país asiático garante subsídios ao setor.
O excedente deve aumentar na temporada 2018/19, que começa em 1º de outubro, com a produção indiana podendo saltar para 35 milhões a 35,5 milhões de toneladas, disse a ISMA.
O Estado de Uttar Pradesh, o maior produtor de Índia, poderia produzir entre 13 milhões e 13,5 milhões de toneladas de açúcar no próximo ano, afirmou a associação. Isso seria 12 por cento a mais maior do que no ano atual, com a ISMA dizendo que os agricultores dedicaram uma área maior com variedades de cana mais produtivas.
A produção de açúcar de Maharashtra é estimada em 11 milhões a 11,5 milhões de toneladas na nova temporada, acima de 10,71 milhões de toneladas no ano passado, segundo a ISMA (Reuters, 18/7/18)