17/12/2018

Estudantes desenvolvem projetos para melhoria da produção rural

Estudantes desenvolvem projetos para melhoria da produção rural

Trabalhos trazem soluções para grandes desafios do agronegócio e reforçam o compromisso do Centro Universitário FEI com o ensino inovador.

expressiva a participação do agronegócio na economia brasileira, já que o país é o mais extenso da América Latina e possui condições ideais para a produção agroindustrial. Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - ABCSEM, o setor de horticultura (produção de frutos, legumes, árvores, arbustos e flores) é o responsável por empregar 2,4 milhões de pessoas e movimentar cerca de 100 bilhões de reais. Entretanto, mesmo com a produção tendo aumentado consideravelmente nos últimos anos, a mecanização do setor continua estagnada.

Nesse contexto, o correto fornecimento de água se torna de extrema importância, garantindo a fertilidade do solo e o crescimento adequado dos produtos agrícolas. Pensando nisso, os alunos de Engenharia Mecânica do Centro Universitário FEI desenvolveram o projeto Irrigar, que surge com a proposta de facilitar o acesso à água para pequenos e médios agricultores. Para tal, é projetado um cata-vento que utiliza energia eólica para o acionamento de um sistema mecânico de bombeamento de água proveniente de um local de difícil acesso, como poços.

Além do Irrigar, os alunos também mostraram projetos com foco na otimização dos processos da agricultura. Confira:

Agroll Shak: o projeto consiste em uma máquina agrícola multitarefa destinada ao pequeno agricultor, com sistema de direção nas quatro rodas e bitola aumentada, reduzindo o problema de compactação de solo e aumentando em aproximadamente 21% a área disponível para plantio.

CONSUS: o objetivo é otimizar a construção de silos metálicos, utilizados para armazenamento de café cru antes do processo de torrefação. No Brasil há poucas empresas especializadas em projetar e construir essa estrutura tão importante para o setor cafeeiro.

Spraytec: projeto de engenharia básica capaz de aplicar simultaneamente herbicida e fertilizante em plantações de café, com o objetivo de reduzir os custos operacionais e o índice de compactação do solo, visando otimizar a produção da plantação.

Sobre o Centro Universitário FEI

Com 77 anos de tradição, o Centro Universitário FEI é referência entre as instituições universitárias no Brasil, nas áreas de Administração, Ciência da Computação e Engenharia. A Instituição, com campus em São Bernardo do Campo e na capital paulista, já formou mais de 50 mil profissionais, entre engenheiros, administradores de empresas e profissionais da área de Ciência da Computação, muitos ocupando posições de liderança nas principais empresas do País.

Mantido pela Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros, o Centro Universitário FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática.

Os cursos oferecidos são Administração, Ciência da Computação e Engenharia – habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Têxtil; Engenharia Química e Engenharia de Robôs. Oferece ainda cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Tecnologia e de Administração, entre outros; mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Mecânica e Química; e doutorado em Administração e Engenharia Elétrica (Assessoria de Comunicação, 14/12/18)