EUA: Ambientalistas pressionam órgão regulador para suspender IPO da JBS
logo JBS Divulgação.jpg
Uma coalizão de grupos ambientalistas está pressionando o órgão regulador de valores mobiliários dos Estados Unidos para impedir a listagem de ações da JBS em Nova York devido a preocupações sobre o impacto das operações da maior processadora de carne do mundo no desmatamento e nas mudanças climáticas.
A JBS espera que uma listagem nos EUA atraia uma base de investidores mais ampla para dar à empresa mais acesso a capital de menor custo.
No entanto, grupos ativistas como a Rainforest Action Network, Mighty Earth e World Animal Protection enviaram este mês cartas à Securities and Exchange Commission (SEC, órgão que regula o mercado de capitais nos EUA) pedindo ao regulador que se oponha à oferta pública inicial (IPO) nos EUA ou investigue as informações contidas no prospecto da JBS.
"Este é provavelmente o IPO mais importante para o clima na história", disse Glenn Hurowitz, diretor executivo da Mighty Earth.
A destruição de florestas tropicais, que funcionam como sumidouros de carbono, ameaça as metas climáticas globais.
A JBS disse que sua proposta de listagem "aumentará a governança corporativa e a transparência por meio da adesão aos padrões da SEC". Também disse que espera colaborar com organizações não governamentais (Reuters, 23/8/23)